Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola EB de Louro/Mouquim (antigo JI do Louro) (Vila Nova de Famalicão)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Eco-Pinhata
1º Escalão Pré-escolar
Esta atividade surgiu do nosso interesse em participar no Desafio UHU proposto para as
Eco-Escolas: Elaboração de uma Pinhata recorrendo á reutilização de materiais e á sua
colagem.
Depois de termos pesquisado sobre a Pinhata e que esta poderia ter a forma que
quiséssemos a forma escolhida pelas crianças foi a borboleta de uma forma unanime
pois é um inseto que todas gostam, que aparece no recreio da escola e no bosque onde
vamos brincar uma vez por semana. No âmbito do desenvolvimento deste trabalho do
programa Eco-Escolas surgiu uma história em que uma borboleta tinha sido a
responsável por alertar as pessoas de que não deveriam colocar o lixo no chão e que
deveriam usar os ecopontos para separar o lixo como forma de preservar o meio
ambiente. Numa das nossas incursões pelo bosque as crianças manifestaram interesse
por saber mais sobre as borboletas e ficaram a saber que as borboletas são as grandes
responsáveis por polinizar os campos, ou seja, por na primavera os campos se encherem
de flores.
Depois da forma escolhida e dos materiais selecionados, todos reutilizados, caixas de
cereais, cartão, panfletos de publicidade dos hipermercados, aparas de papel coloridos
que foram cedidos por uma tipografia do concelho de Vila Nova de Famalicão e a cola
UHU (Twuist & Glue ) amiga do Ambiente.
Para o corpo e cabeça da borboleta foram usados caixas de cereais que foram revestidos
com aparas de papel colorido. Para as asas foi usado um cartão e coladas aparas de
papel. A borboleta foi recheada com gomas caseiras, feitas apenas com gelatina e água
e sem açúcar, que todos aprenderam e ajudaram a fazer.
Quisemos que os colegas do primeiro ciclo se associassem á nossa festa, celebrar o dia
do Ambiente e também o dia Eco-Escolas, por isso fizemos uma Pinhata para cada sala
com os mesmos procedimentos: reutilização de materiais caixas de cartão, sacos do pão,
sacas de farinha tudo de papel e colagem dos materiais e recheadas com gomas
saudáveis. Nesta altura a sala de atividades transformou-se numa verdadeira oficina de
criação e experimentação.Memória Descritiva
Eco-Pinhata
1º Escalão Pré-escolar
Esta atividade surgiu do nosso interesse em participar no Desafio UHU proposto para as
Eco-Escolas: Elaboração de uma Pinhata recorrendo á reutilização de materiais e á sua
colagem.
Depois de termos pesquisado sobre a Pinhata e que esta poderia ter a forma que
quiséssemos a forma escolhida pelas crianças foi a borboleta de uma forma unanime
pois é um inseto que todas gostam, que aparece no recreio da escola e no bosque onde
vamos brincar uma vez por semana. No âmbito do desenvolvimento deste trabalho do
programa Eco-Escolas surgiu uma história em que uma borboleta tinha sido a
responsável por alertar as pessoas de que não deveriam colocar o lixo no chão e que
deveriam usar os ecopontos para separar o lixo como forma de preservar o meio
ambiente. Numa das nossas incursões pelo bosque as crianças manifestaram interesse
por saber mais sobre as borboletas e ficaram a saber que as borboletas são as grandes
responsáveis por polinizar os campos, ou seja, por na primavera os campos se encherem
de flores.
Depois da forma escolhida e dos materiais selecionados, todos reutilizados, caixas de
cereais, cartão, panfletos de publicidade dos hipermercados, aparas de papel coloridos
que foram cedidos por uma tipografia do concelho de Vila Nova de Famalicão e a cola
UHU (Twuist & Glue ) amiga do Ambiente.
Para o corpo e cabeça da borboleta foram usados caixas de cereais que foram revestidos
com aparas de papel colorido. Para as asas foi usado um cartão e coladas aparas de
papel. A borboleta foi recheada com gomas caseiras, feitas apenas com gelatina e água
e sem açúcar, que todos aprenderam e ajudaram a fazer.
Quisemos que os colegas do primeiro ciclo se associassem á nossa festa, celebrar o dia
do Ambiente e também o dia Eco-Escolas, por isso fizemos uma Pinhata para cada sala
com os mesmos procedimentos:reutilização de materiais caixas de cartão, sacos do pão,
sacas de farinha tudo de papel e colagem dos materiais e recheadas com gomas
saudáveis. Nesta altura a sala de atividades transformou-se numa verdadeira oficina de
criação e experimentação

Fotos da pinhata: