Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

ATL da Escola EB Mário Cunha Brito- Belas (antigo ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira) (Sintra)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
No âmbito do concurso eco-pinhata, promovido pelo eco-escolas os ji e escolas de país, foram desafiados a participar neste concurso com o apoio da UHU.
Nesse sentido, nós associação de pais e encarregados de educação da escola JI/EB1 Mário Cunha Brito construímos uma pinhata com a ajuda de crianças 40 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos.
Numa primeira fase foi explicado a origem de uma pinhata. Posteriormente debatemos a forma da nossa pinhata. Em grupo concordamos que a nossa pinhata deveria ter a cara da nossa mascote, o Pézudo de Belas, que é um dos projetos que caracteriza a nossa entidade.
O Pézudo de Belas é um projeto que promove a autonomia e responsabilidade cívica da criança. Este amigo é conhecido como o autocarro pedestre, que leva as crianças da nossa escola a fazerem o trajeto de casa até a escola em segurança.
Este amigo tem por base quatro factores: amigo do ambiente, quanto maior o número de crianças ir a pé para a escola, menor é a poluição em redor da escola; promove o exercício físico, na criança. Outro factor é incentivar ao conhecimento e cumprimento das regras de segurança por isso são “craques da segurança” e por fim, promove a autonomia, pois cada um é responsável por si.
Materiais
caixa de cartão,
cartão cartonado reciclado,
jornais,
caixas de ovos,
rolos de papel,
tinta guache rosa e preta,
pedaços de cartolina branca e azul,
folhas de árvores secas e cortantes variados e
cola UHU.
tesouras
1. Recorte do cartão em forma de duas nuvens e pintamo-la com guache cor rosa,
2. As crianças cortaram e pintaram as caixas de ovos,
3. Colaram com cola UHU, numa das formas de nuvem, na outra forma de nuvem colámos tiras de jornal pintados de cor-de-rosa, com pequenos pedaços de cartão cartonado,
4. Fizemos a lombada da mascote e colamos as formas de nuvem.
5. Enrolámos jornal e modelamos as mãos e as pernas da nossa mascote,
6. Os olhos e a boca foram feitos com rolos de papel higiénico.
7. No seu interior colocamos confettis naturais, que a crianças apanharam folhas no jardim e deram-lhe formas diferentes com cortantes em forma de urso, corações estrelas.
O nosso pezudo é agora uma alegre e divertida pinhata que vai proporcionar a maior diversão as nossas crianças.

Fotos da pinhata: