Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
O lançamento do projeto iniciou-se com a planificação em torno da comemoração do Dia da Abelha e do Dia da Biodiversidade.
Assim e na interligação destas atividades com o projeto Eco escolas, surgiu a ideia da realização de uma Eco Pinhata em forma de abelha, assinalando o Dia da Abelha, a sua importância para a Biodiversidade e Sustentabilidade, e reforçar/sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem de materiais, objetivos do plano eco escolas.
Discutiu-se com o grupo a melhor forma de realizar a Eco Pinhata, e quais os materiais a utilizar.
Após a seleção dos jornais e revistas como material base, surgiu a questão de como fazer uma Pinhata? Quem fez a primeira Pinhata?...pesquisando descobriu-se que possivelmente as primeiras também tinham a forma de animal, foram realizadas na China e estavam recheadas com sementes de cinco espécies diferentes!!...como forma de celebrar o início da Primavera!...de celebrar o renascer da natureza!...coincidência nós também pretendíamos celebra o dia da ABELHA!...e com ela a Natureza!
Mãos à obra!...rasgamos e colamos tiras de papel, utilizando a técnica do papiermaché!...que maravilha, reciclamos e divertimo-nos imenso. A pouco e pouco fomos construindo a nossa Abelha!...mas surgiu outra questão! Como é o corpo dela? Quantas patas têm?...e outras tantas questões!
Descobrimos que afinal é um inseto!...e como tal teria de ter cabeça, tórax e abdómen, seis patas e duas antenas…faltava-os uma parte, o tórax?!...a solução surgiu logo com uma pequena caixa ali vazia…as patas as caixas vazias das lâmpadas que o eletricista ali havia pousado por acaso…naquele instante…! Pouco a pouco a abelha tomou forma e cor, com o papel amarelo e preto recortado tipo relva!
Agora queríamos que a Abelha Pinhata fosse reutilizável!...não podíamos destrui-la, e assim planeamos fazer uma portinha que seria puxada por um cordel!...Por último os doces, saudáveis claro!....gomas caseiras de frutas!....mesmo como as abelhas gostam e os meninos também….quem será que o cordel da abelha vai encontrar e puxar!...

Fotos da pinhata: