Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Eco-Pinhata Coelho
Material utilizado: cartão reutilizado, fita-cola de papel, papel de jornal, cola branca UHU + água, papel de seda de várias cores, fio para pendurar e (para a cara do coelho) olhos, pompom, papel branco e vareta de Chenille preta.
Forma escolhida: Coelho, porque foi realizada na altura da Páscoa – confeção na Sexta-feira Santa e quebra no Domingo de Páscoa.
Procedimento e técnicas utilizadas: Recortámos o cartão com a forma pretendida duas vezes e unimos a parte da frente e a parte de trás com uma tira de cartão. Colámos com fita-cola de papel. Deixámos uma abertura em cima (entre as orelhas) para introduzir as guloseimas e colocamos também o fio para pendurar. Com uma mistura de cola branca UHU e água pincelámos toda a Pinhata. Cobrimos com tiras de papel de jornal e pincelámos novamente com a mesma mistura. Deixámos secar. Cortámos tiras de papel de seda com franjas nas cores que queríamos e fomos colando tira a tira desde a base até à ponta das orelhas. Fizemos a cara do coelho com os materiais acima indicados.
Recheio: gulodices de confeção caseira - pipocas, gomas de gelatina, bombons de chocolate preto, bolachinhas e amêndoas com açúcar amarelo caramelizado e canela.
Trabalho realizado pelo aluno Gonçalo da Sala Amarela do E.B./J.I. Raul Lino com a sua família.

Fotos da pinhata: