Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
A nossa eco pinhata foi construída pelos alunos do 3.º ano de escolaridade, com a ajuda da professora de oferta complementar e área de projeto.
Para construir a base da eco pinhata, reaproveitamos as caixas de ovos provenientes da cozinha. Assim conseguimos ter uma base sólida, ecológica e fazer reaproveitamento de material.
Uma vez que a eco pinhata iria ser utilizada e partida na comemoração do nosso Dia Eco Escolas, onde iriamos proceder à colocação das nossas casas e comedouros para pássaro, optamos por seguir essa temática e fazer uma casa de pássaro.
As placas foram coladas umas às outras utilizando cola quente e, para reforçar as uniões, foram utilizadas braçadeiras de plástico.
Depois de montada a estrutura, procedeu-se à sua pintura, utilizando tinta acrílica. Os alunos optaram pelas cores laranja e verde.
Utilizando um rolo de papel higiénico e papel crepe, foi construído um pássaro que decoraria a nossa pinhata.
Para preencher o seu interior, os alunos reaproveitaram restos de cartolina, que cortaram em pequenos pedacinhos.
Como todas as pinhatas tem que ter uma recompensa. Os alunos do 1.º ano, com a ajuda das cozinheiras, fizeram dois bolos mármore de cenoura e espinafre. De seguida, com ajuda das professoras titulares, utilizaram formas para cortar o bolo. Depois, as professoras embrulharam as formas cortadas em papel celofane. Desta forma, quando a pinhata fosse partida, cairiam rebuçados de bolo mármore.
Para finalizar a decoração, reaproveitamos flores que tinham sido elaborados pelos alunos, no ano anterior, e foram cortadas umas folhas e fitas em papel crepe colorido.

Fotos da pinhata: