Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
A Eco-Pinhata foi realizada pelas crianças da sala dos 3/4 anos do Centro Infantil da Gafanha da Nazaré (valência da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo) com a orientação da Educadora Lúcia Felício e da Auxiliar Betty Tavares.
Para elaborarmos a nossa Eco-Pinhata inspirámo-nos na história “O Monstro das cores”. Começámos por pensar que material poderíamos escolher para fazer o corpo e optámos por uma caixa de cartão. Depois, como na história o Monstro tem pelo, tínhamos de arranjar material reciclável que caracterizasse esse pormenor. Por isso, as crianças lembraram-se que tínhamos copos de iogurte na nossa Caixa de Material Reciclável e decidimos utilizá-los para fazer o pelo. Primeiro as crianças pintaram-nos com as cores características do Monstro e, depois de seco, cortaram-nos às tiras. Também aproveitámos os copos de iogurte para fazer os olhos. De seguida, colámos os copos na caixa. Os braços e as pernas foram feitos com rolos de papel de cozinha. As mãos, as sobrancelhas, a boca, as orelhas e o cabelo foi com cartão. Todos estes elementos, que estavam na nossa Caixa de Material Reciclável, também foram pintados pelas crianças com as cores do Monstro.
Quando acabámos de fazer a Eco-Pinhata começámos a preparar as gulodices. Depois de uma breve pesquisa na internet, escolhemos fazer gomas de fruta, mais especificamente, de morango. Baseando-nos na nutricionista Ana Bravo, transformámos a fruta em puré e depois levámos ao lume adicionando 100ml de água com 2g de agar-agar. Deixámos ferver cerca de 2 minutos e de seguida distribuímos por formas de silicone, deixando solidificar levando ao frigorífico. Demorou cerca de 1 hora. (https://nutricaocomcoracao.pt/2020/09/11/gomas-saudaveis-2/)
Por fim, só faltava combinar o dia ideal para realizar a atividade de partir a pinhata, como reza a tradição. Como está a aproximar-se o Dia Mundial da Criança, todos concordámos que esse seria o dia mais adequado para fazer esta atividade, juntamente com outras atividades já planeadas.

Fotos da pinhata: