Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola EB/JI Faria de Baixo (Oliveira de Azeméis)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Construção da Eco-Pinhata - Memória descritiva
A ideia foi lançada à turma pela professora titular tendo por base o Desafio da Eco-Escolas e este foi de imediato aceite.
A pesquisa orientada sobre a origem da pinhata foi o percurso inicial do desafio e o conhecimento sobre o assunto uma descoberta para todos.
Surgiram, depois, muitas ideias para a forma desejada da pinhata, mas a que acolheu maior aceitação entre os alunos foi a forma de um mocho, ou melhor, de um mocho-fêmea a que designaram de “Mochinha”. Como ao mocho se atribui, normalmente, nas histórias infantis, o desígnio de Sábio, esta seria uma “Mochinha Sábia”, disseram eles - para ser um animal feminino.
Para a construção da pinhata, com a forma do animal pretendido, recorreu-se à reutilização de caixas de cartão e de restos de papeis coloridos existentes nas salas de aula, quer do Pré-Escolar quer do Primeiro Ciclo. Durante o longo processo de montagem, com a orientação da docente, a turma procedeu a inúmeras colagens, utilizando a cola líquida e em bastão UHU. Foi uma tarefa demorada que exigiu dos alunos persistência, determinação e gosto pela execução de um projeto desafiante. A motivação foi evidente.
Os encarregados de educação, através da Associação de Pais da Escola, foram também convidados a participar neste desafio, procurando rechear a Pinhata “Mochinha” com gulodices saudáveis, rebuçados menos calóricos e uma ou outra surpresa.
Como foi a primeira vez que uma Pinhata “surgiu” na escola, acordou-se que esta seria utilizada, posteriormente, para animar o Dia Mundial da Criança. E foi o que aconteceu na manhã do dia um de junho de 2021, com a Pinhata “Mochinha” suspensa no recreio da escola. Inesquecível! A alegria foi o ingrediente reinante e, cada ano de escolaridade puxou convicto a sua corda, para se deixar surpreender com o que sairia do interior da pinhata.
T2 -EB/JI de Faria de Baixo

Fotos da pinhata: