Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
As salas do pré-escolar estudaram um animal e o seu ciclo de vida ao longo do ano, que culminou na construção e uma piñata com a forma do animal estudado ou de algum pormenor do seu ciclo de vida. A sala dos 3 anos estudou a joaninha, a sala dos 4 anos estudou a borboleta-cauda-de-andorinha e a sala dos 5 anos estudou as abelhas.
Para a construção da piñata, as crianças de cada sala fizeram um projeto do aspeto da mesma e estes projetos foram votados pelos colegas até ser escolhido o vencedor, o que iria ser representado por toda a sala. No que se refere ao conteúdo da piñata, houve uma discussão sobre a alimentação saudável e foi, também, debatido o conteúdo. Deste debate surgiu uma lista de doces "saudáveis" (pipocas sem açúcar, espetadas de fruta, barras de cereais com banana, uvas, entre outras) que foi votada e da qual saiu um vencedor em cada uma das salas. A piñatas foram expostas e rebentadas pelos alunos para comemoração do dia Mundial da Criança.

Fotos da pinhata: