Select Page

Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Turma 6.º B – 2.º ciclo
Professor Responsável: Nuno Pereira
Área curricular: Educação Tecnológica
INTRODUÇÃO
Para a realização do nosso trabalho partimos do tema “As aves da nossa região”, no nosso caso, a Península de Setúbal, mais propriamente o estuário do Tejo e do Sado.
Foi feita uma pesquisa das aves que habitam nas zonas acima referidas e escolhemos para o desenvolvimento do nosso trabalho o Flamingo.
PROJETO
Após a escolha da ave, realizámos registos gráficos e fizemos um estudo da estrutura da nossa pinhata.
Para a construção da pinhata, escolhemos os materiais que se adequavam mais às características do nosso projeto, para tal utilizámos os seguintes materiais: caixa de sapatos, cartão e papel de jornal.
Durante a construção da estrutura da pinhata utilizámos as seguintes técnicas: corte com tesoura, colagem com cola branca e cola quente e também pintura a guache.
Falando sobre o desenvolvimento do nosso trabalho, utilizámos a caixa de sapatos para fazer o corpo do flamingo. Para a construção das asas e cabeça da ave, primeiro desenhámos numa placa de cartão o formato das partes do corpo e em seguida, através da colagem de bolas moldadas com papel de jornal, demos o volume pretendido.
CONCLUSÃO
Avaliando o resultado final do nosso trabalho, pensamos que foi ao encontro das nossas expectativas iniciais, pois a nossa pinhata conseguiu recriar as características que definem a ave inicialmente escolhida.

Fotos da pinhata: