Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
O Projeto “Eco-Piñata”, foi apresentado nas sessões síncronas pela professora Mónica Costa, à turma acima referida que durante o E@D assistiu ao workshop online “Técnicas para uma pinhata”, realizado a 12 de fevereiro de 2021. O desafio foi lançado, mas a adesão foi reduzida, em 27 alunos apenas 18 corresponderam ao solicitado.
No entanto, a escolha não foi fácil pois a Pinhata selecionada deveria fazer-se acompanhar de uma pesquisa sobre a sua origem e uma memória descritiva. Entre os 18 alunos, 12 apresentaram tudo o que foi solicitado e de acordo com os trabalhos foi selecionada a Pinhata do aluno Ricardo Cunha, pela originalidade da forma construída e pelo cumprimento dos itens atrás referidos.
O Ricardo fez a lista de materiais necessários, os procedimentos e as técnicas utilizadas e descreveu a fonte de inspiração para o tema/forma da Pinhata.
Materiais necessários:
1. Caixa de cereais – Corpo;
2. Papel de jornal - Cobertura da caixa;
3. Papel manche (usado) - Cobertura das patas;
4. Caixa de hambúrguer – Olhos;
5. Olhos de plástico - Resto dos olhos;
6. Embalagens de iogurte – Patas.
Procedimentos e as técnicas utilizadas:
1. Caixa cortada nos topos e moldada;
2. Papel de jornal cortado e colado á volta da caixa;
3. Rebordo da caixa dos hambúrgueres cortado e colado no corpo;
4. Olhos de plástico colados na caixa dos hambúrgueres de forma a serem o resto dos olhos da aranha;
5. Embalagens de iogurte coladas e enroladas com tiras de papel de forma a fazer as patas;
6. Patas coladas no corpo.
Tema/forma da Pinhata:
No meu trabalho optei por uma aranha pois é um dos animais que facilmente se pode encontrar, até nas nossas habitações.
Professora Responsável pelo Projeto: Mónica Costa

Fotos da pinhata: