Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Desafio UHU “Collage dos ODS”
Escola: Escola Básica e Secundária de Rebordosa
Este projeto foi coordenado pelas docentes Anabela Gonçalves e Maria José Pires, que lecionam as disciplinas Educação Visual | Educação Artística, e de Geografia respetivamente, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de Vilela.
O seu desenvolvimento decorreu nas aulas das disciplinas acima referidas, em várias fases e começou por ser proposto às turmas 9ºRA, 9ºRB e 9ºRC de 9ºano, que aceitaram o desafio.
Nas aulas de Geografia os 17 objetivos foram dados a conhecer, seguindo-se a sua análise e debate pelos discentes, sob orientação da professora. Posteriormente, os alunos, em grupo ou individualmente, fizeram mais pesquisas e escolheram um objetivo por turma. Algumas destas aulas decorreram online usando como plataforma o Google Classroom, em virtude dos confinamentos provocados pela Covid 19.
Escolhido o objetivo, os alunos, nas aulas de EV e EA, estudaram, com a orientação da professora, as possibilidades plásticas e gráficas de que dispunham para representar, através da técnica de colagem o pictograma e, igualmente por colagem, ilustrar a sua interpretação do objetivo.
Por fim procedeu-se a votação e escolha das propostas apresentadas pelas 3 turmas, tendo sido escolhidas as colagens realizadas pela turma do 9ºRC para representar e ilustrar o Objetivo nº16 “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.
As colagens escolhidas privilegiaram a reciclagem de materiais, a saber: penas, papel de revistas, cordel, ramos de arbustos e cartão aproveitado de embalagens.
Na representação do pictograma, optou-se por realçar o simbolismo da pomba dando-lhe destaque pelo uso de penas verdadeiras. Na ilustração privilegiou-se a simplicidade gráfica das letras recortadas em papel de revista aproveitando de um modo útil a avalanche de informação inútil que por vezes trazem, dando realce, num jogo de palavras, às palavras que os alunos relacionaram como o objetivo.
Rebordosa, 9 de junho de 2021
As professoras:
Anabela Gonçalves e Maria José Pires