Select Page

Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Básica de Ammaia (Marvão)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Disciplinas envolvidas: Geografia e Cidadania com a colaboração em termos mais técnicos das disciplinas de EV e ET;
Alunos envolvidos: Todos os alunos do 9º ano (Tiago Garcia 9ºB- trabalho mais votado);
A exposição dos trabalhos e apresentação de cada ODS decorreu do dia 8 de junho, dia em que a Escola Básica da Ammaia comemorou o Dia Eco-Escolas e do Ambiente. Solicitou-se a opinião de alunos, professores, em particular os de EV e ET e procedeu-se a uma votação, apurando-se os 3 mais votados (ODS 11, 7 e 14).
No ODS 11- Cidades e comunidades sustentáveis o aluno Tiago Garcia pretendeu demonstrar em colagens, algumas hipóteses de como as cidades podem ser mais sustentáveis: com as ventoinhas que representam a energia eólica, os painéis solares que representam a energia solar, as árvores e áreas florestais e verdes, como produtoras de oxigénio, essencial à vida e as barras vermelhas no mar representam a energia das marés. Com esta composição em colagem pretendi demonstrar uma “cidade/ ilha ecológica”.
Utilizou vários materiais, na sua maioria recicláveis e reutilizáveis como restos de lã, de papel, paus, esferovite, cartão. Respeitou as recomendações aconselhadas de 30x30cm.
No ODS 7- Neste trabalho a aluna, em primeiro, imprimi duas folhas com a cor laranja e amarela, para recortar tiras e colar de forma a que ficasse parecido a um sol, com objetivo a associar à energia solar que é uma forma de energia limpa e renovável. Que deverá ser uma das apostas energéticas para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Fez a colagem referida numa folha com as dimensões aconselhadas de 30x30cm.
No ODS 14- Com este objetivo pretende-se melhorar as condições do ambiente marítimos e as dos seres vivos que aí vivem
Ao refletir nesse objetivo o aluno considera este ODS extremamente importante e, sendo a água um recurso indispensável *à vida é urgente que se preste mais atenção e se preserve a água como recurso e como habitat para muitas espécies, evitando desperdícios e principalmente travando a poluição marítima, das zonas costeiras e ribeirinhas, que possam afetar a qualidade das águas e colocar em risco a vida nas mesmas.
Na representação deste ODS usou a técnica de Colagem da maior parte dos elementos reutilizando pedaço de uma folha de revista que me parece alusiva ao tema. Fez a colagem n uma folha com as dimensões aconselháveis 30X30cm.