Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

LATI- Valência de Jovens (Setúbal)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
A Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS 14- PROTEGER A VIDA MARINHA.
O desafio foi lançado aos jovens na hora de atividade pedagógica inserido no projeto Eco-Escolas. Os ODS foram abordados no decorrer do ano letivo e feitas várias atividades com reflexão e debate sobre vários problemas que o nosso planeta enfrenta como desafios económicos, sociais e ambientais.
Ficou decidido por votação que o ODS a apresentar a concurso seria o ODS 14- PROTEGER A VIDA MARINHA.
O ODS 14 visa proteger e assegurar a utilização sustentável dos oceanos, que por sua vez inclui a redução da poluição marinha e dos impactos da acidificação dos oceanos, o fim da sobrepesca e as conservação das zonas e ecossistemas marinhos e costeiros.
Com esta proposta pretende-se alertar e sensibilizar, pois a proteção do Oceano permite salvaguardar clima, pesca e biodiversidade, e não podíamos ainda deixar de salientar a importância da biodiversidade e vida marinha do Rio Sado, assim como a necessidade de preservação dos mesmos.
Metodologia:
Inicialmente foi feito um esboço e selecionadas algumas cores que seriam posteriormente colocadas na ilustração do ODS. Foi utilizado o óleo de pastel para dar uma maior expressividade ao desenho e representar assim a diversidade de espécies do Estuário do Sado (Sardinha, carapau, choco, cavala, alcorraz, salmonete, robalo, pregado, pargo, ostra, linguado, dourada e besugo).
As cores da ilustração do nosso peixe são também a representação da diversidade de espécies que deverão ser protegidas assim como os ecossistemas onde eles se encontram.
Participaram neste projeto 12 jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos.