Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. Foram produzidos dois trabalhos, uma ilustração idêntica ao pictograma do ODS7, conforme indicado pela professora, e uma ilustração feita em maquete resultante da discussão e interpretação do ODS referido, ilustrando os três tipos de energia a que é dada mais atenção no programa curricular da disciplina. Antes do início de ambas as ilustrações foram realizadas pesquisas para adquirir o conhecimento necessário relativo à interpretação do ODS e feitos alguns esboços do projeto a concretizar.
Relativamente à ilustração do pictograma do ODS7, utilizou-se como base uma tela com a dimensão 30cm x 30 cm (tendo esta sido reutilizada, uma vez que já tinha sido usada anteriormente) e imprimiu-se por partes o número 7, as palavras, e o símbolo do sol, recortando depois de forma a funcionar como um modelo. De seguida colaram-se lateralmente com fita-cola e utilizaram-se, para preencher os espaços em branco, bolinhas de esferovite da mesma cor que foram coladas com cola líquida UHU. Nas zonas que correspondiam à cor amarela colaram-se com a mesma cola várias bolinhas amarelas de papel pequenas elaboradas para o efeito, recortando pedaços de papel amarelo e enrolando.
Relativamente à interpretação do pictograma, foi produzida uma maquete num suporte de esferovite 30 por 30:
Escavou-se no esferovite um rio, foi pintado de azul e colado papel celofane para dar a ilusão de água;
Para criar as estrutura da estação de energia geotérmica de baixa entalpia utilizou-se como base um rolo de papel higiénico e encheu-se com pasta de papel ( papel de revista triturado e misturado com água e cola para criar uma pasta;
Para fazer as rochas do terreno também se usou pasta de papel;
Para a estação geotérmica utilizou-se uma caixa forrada com a técnica collage. Foram colados parafusos para criar uma semelhança com uma estação geotérmica;
Para as eólicas utilizou-se uma base de cartolina e papel com cola. Depois recortou-se as pás da eólica e juntaram-se as peças com cola.
No final pintou-se o terreno e fizeram-se as colagens necessárias ( na barragem hídrica, nas pás das eólicas, no edifício da estação geotérmica, nos prédios...).
As maiores dificuldades na realização do trabalho estiveram relacionadas com a procura de materiais adequados e reutilizados, bem como, com o facto de se procurar retratar o mais fielmente a realidade. O trabalho é apresentado em duas vertentes, viver com a energia gerada a partir de fontes renováveis com o menor impacto possível sobre o ambiente, ou consumir fontes de energia não renováveis e poluentes causando fortes impactes no nosso planeta. Num dos lados representou-se um mundo verde, saudável e não poluído baseado no uso de energias renováveis limpas, em harmonia com a natureza e respeitando o planeta. Em baixo, uma cidade que não faz uso das energias renováveis como fonte de energia e que por isso se encontra poluída. Para representar esta cidade e reforçar a carga dramática deste estilo de vida foram utilizados/colados materiais, em cima, optou-se pela utilização de tons claros que transmitissem saúde e vida.
Este trabalho pretende informar, lançar o debate e chamar a atenção para o facto de só termos um planeta e estarmos a torná-lo inabitável, gerindo de forma pouco sustentável os seus recursos, e ao mesmo tempo estarmos cada vez mais a poluir o planeta. O recurso as energias renováveis não poluentes é absolutamente necessário.