Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Collage do ODS 7
1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Daniela Cristina Pinto da Costa
2. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
Curso Profissional Técnico de Desenho Gráfico 11º ano
3. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar
4. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Depois da professora Paula Marinho fazer uma abordagem aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, procedeu-se à discussão de todos os ODS e seleção do que gostaríamos de trabalhar. Cada aluno escolheu o seu objetivo.
Eu optei pelo ODS 7- ENERGIAS RENOVÁVEIS E ACESSÍVEIS, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global, pois considero ser um tema de bastante importância e ainda relevante na atualidade.
Numa primeira fase, procedi à recolha de materiais recicláveis para realizar a minha Collage utilizando cola UHU, pois ao escolher este tipo de material estou a minimizar os impactos ambientais em prol da sustentabilidade do planeta.
Na segunda fase do trabalho, refleti sobre a minha interpretação deste ODS. Durante a realização deste projeto, surgiram várias ideias e foi divertido explorar as diferentes opções de energias renováveis, mas no final, escolhi a ideia de representar uma bateria.
A bateria simboliza a energia que utilizamos. A parte da bateria que está a encher representa as energias renováveis. Apesar de ainda não ser a maior parcela, já existe algum avanço na utilização destas energias. Esperamos que com o tempo consigamos encher cada vez mais a bateria com estas energias.
A participação neste concurso permitiu, não só desafiar a nossa imaginação e criatividade, mas também experimentar uma técnica diferente, desenvolvendo competências, habilidades e a capacidade de trabalhar no desenvolvimento de um projeto.
Tivemos ainda a oportunidade de trabalhar em equipa no desenvolvimento deste projeto.
Foi interessante desenvolver este trabalho sobre os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e esperamos que no futuro consigamos melhorar cada vez mais a utilização de energias renováveis e cumprir os objetivos estabelecidos.
S. Pedro da Cova, 10 de Maio de 2021