Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
O objetivo deste desafio é dar a conhecer os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para consecução deste objetivo as turmas realizaram um estudo prévio sobre os 17 ODS nos módulos sobre sustentabilidade.
O ODS escolhido foi o 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Ação Climática.
Passou-se à realização da representação em collage, do pictograma representativo do ODS escolhido bem como a realização de uma ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido. Os trabalhos foram criados com recurso à técnica de colagem usando colas UHU. Todos os materiais usados foram selecionados e recolhidos da zona de armazém dos resíduos que seguem para reciclagem da Escola.
A Ilustração do ODS foi realizada pelos alunos Kelton Macedo e Pedro Santos, com o apoio de Juliana Ferreira e Sofia Almeida, da turma GHA B9 da Escola de Turismo do Porto.
Inspirado nas colagens do artista brasileiro @thiagothal, esta ilustração tem como objetivo demonstrar como é necessária a ação ambiental para mudar o futuro, acabar com o ciclo de destruição do meio ambiente e prevenir casos como o da menina na colagem. Ela pode ser qualquer menina de qualquer parte do mundo, de qualquer nação, etnia ou credo, que chora por não poder usufruir da natureza como os seus antepassados e para exacerbar isso ela e a sua família foram vítimas de um incêndio florestal causado pela ação humana. Ela perdeu a sua família e tem metade da cara queimada pelo fogo. Não temos controlo sobre o tempo nem podemos impedir que a vida volte atrás para devolvermos a família à menina, mas podemos prevenir que casos como o dela, ocorrerem no futuro, por isso ainda existe verde… Ainda existe esperança… Como? Ao reforçar a resiliência e capacidade de adaptação riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais em todos os países e todos os povos; inspirar e promover a integração e implementação de medidas relacionadas com alterações climáticas tanto a nível nacional como a nível institucional; educar e consciencializar o máximo de pessoas sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que diz respeito às alterações climáticas; implementar um maior compromisso pelos países desenvolvidos.