Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Básica 2,3 D. Afonso Henriques (Guimarães)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Ficha técnica da Identificação do trabalho
Escola: Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques - Guimarães
Autora: Sílvia Carmen Baciú Pinto
Ano de escolaridade: 9.º ano
Trabalho: ODS nº 11
Metodologia: ilustração com técnica de collage
Docentes: Ondina Oliveira (Geografia) e Augusta Melro (Educação Visual)
Memória descritiva:
Sob a égide do Desafio UHU e no âmbito da promoção da educação ambiental, do aumento
da literacia para a sustentabilidade e da importância do tema nas várias disciplinas do
currículo do 9º ano, os alunos da escola EB 2,3 D. Afonso Henriques, foram incentivados a
pesquisar e elaborar trabalhos sobre os 17 ODS.
Desenvolveu-se um trabalho de parceria entre as disciplinas de Geografia e Educação
Visual, de modo a que, numa disciplina se promovesse a fundamentação e investigação dos
17 Objetivos e na outra disciplina, permitisse aos alunos a elaboração de trabalhos de
expressão plástica recorrendo à técnica de collage.
Desta parceria resultaram trabalhos diversos com composições e interpretações pessoais.
Descrição do trabalho:
A representação escolhida prende-se com o Objetivo nº11- Cidades e Comunidades
Sustentáveis. A escolha deste objetivo prende-se com a sua importância global num futuro
próximo onde a maior parte da população será urbana e as cidades e comunidades
enfrentam grandes desafios sendo importante enfatizar a importância da sustentabilidade,
da economia verde, da segurança dos centros urbanos, do clima urbano, …
De acordo com a interpretação da aluna, Sílvia Pinto, da turma D do 9ºano, torna-se
pertinente aproveitar todos os espaços tornando as cidades mais verdes, sustentáveis e
com hortas urbanas ou jardins, no interior, exterior ou cimo dos prédios- ilustrou um espaço
verde no topo de um prédio. Na composição gráfica dos prédios, a aluna usou materiais
diversos, referindo a ideia e importância de usar de novos materiais, que permitam climas
urbanos mais reajustados minimizando as cúpulas de calor. O colorido releva a importância
de renovar o património e dar dignidade a áreas mais marginais das cidades.