Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Collage dos ODS
Esta actividade foi dinamizada pela professora de EMRC, Teresa Ribeiro, nas suas turmas de 9º, 10º e 11º anos, em confinamento. Cada aluno elaborou a memória descritiva do seu trabalho.
Foi selecionado o trabalho da aluna nº 7 do 9º D, Cris Costales.
Memória descritiva
Ilustração em collage do pictograma 2 dos ODS
Na aula de EMRC estudámos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo ficado a compreender melhor o quanto é preciso que todos nos empenhemos para conseguir um mundo melhor e sustentável.
Depois de refletir, decidi escolher o “ODS 2- Erradicar a fome”, porque me preocupo muito com este drama que atinge tantos seres humanos no mundo e procurei chamar a atenção para esta tragédia em que todos temos responsabilidades e que todos devemos empenhar-nos em acabar.
Iniciei o meu trabalho fazendo uma pesquisa sobre esta realidade que atualmente milhares de pessoas estão a viver. Há milhares de pessoas no mundo que simplesmente estão a morrer à fome, a comer do lixo e a viver em condições que nem podemos imaginar, enquanto outros desperdiçam o que podia salvar vidas.
Selecionei imagens com mensagem forte que transmitissem o sofrimento daqueles que vivem este drama e motivassem a uma ação para combatermos o desperdício e acabarmos com a fome no mundo.
Depois de ter as imagens, reuni o material necessário: cola UHU e cartolina preta para exprimir a dor das pessoas. Decidi fazer aquele efeito de gravidade nas imagens, para que as pessoas vissem a realidade daquilo que eu queria transmitir e pensassem duas vezes antes de deitar a comida ao lixo. O caixote do lixo e a comida foram feitos com plasticina e a lágrima foi feita com silicone e representa a tristeza.
Fiz este trabalho com empenho e com esperança de que este objetivo seja alcançado o quanto antes.
Cris Costales nº7- 9º D