Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Técnica Empresarial do Oeste (Caldas da Rainha)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Trabalho "Poluição no Mar" de Joana Pires
Objetivo
Neste projeto eu decidi escolher a Poluição no mar, porque hoje em dia cada vez mais existes animais a morrer por ficarem presos e ingerirem lixo que os humanos mandam constantemente para o mar e oceanos. E com este trabalho queria passar a mensagem às pessoas para pensassem duas vezes antes de poluírem o ambiente, porque quando vão a praia também gostam de estar deitadas em cima de lixo, por isso mesmo também não devem poluem o ambiente e não matarem os animais com os seus próprios erros.
O material utilizado foi:
• Revistas
• 2 folhas A4
• Cola
• Tesoura
Processo
Na base cortei uma das folhas A4 e juntei com fita cola, para fazer as medidas indicadas, 30cm por 30cm. De seguida fui buscar um desenho de um peixe á internet e colei na folha. Para concluir o trabalho retirei embalagem (detergentes, garrafas, papeis, …) de revistas e colei de volta do peixe para passar a mensagem que referi em cima e também colei algumas dessas embalagens a entrar dentro da boca do peixe.
Trabalho "Consequências da nossa irresponsabilidade - Beatriz Venâncio, Nº4
1ºAno Animador Sociocultural
Memória descritiva:
Comecei o trabalho por cortar uma folha 30/30, depois rasguei pequenas partes de um jornal e colei na folha para fazer assim o fundo, depois do fundo estar feito, procurei uns prédios giros mas não muito realistas para imprimir e a mão de alguém com algum “lixo”, imprimi, recortei e guardei, arranjei uma revista do supermercado e cortei várias coisas, como latas, sumos, bebidas alcoólicas... depois de ter todos os materias necessários para acabar a colagem, comecei por colar o prédio, depois em baixo do prédio os materias a fazer de lixo e por último a mão com a garrafa de água.
Mensagem que tentei transmitir:
Na minha opinião o meu trabalho pode ser lido de várias maneiras, o que eu pensei quando o fiz foi no quão irónico eu acho o facto de quem possui o maior poder de construir coisas, no caso, os humanos, serem também quem mais destrui o nosso planeta. Os prédios são para representar aquilo de bom que construimos, a mão a largar a garrafa de água e o facto do lixo estar em baixo dos prédios é aquilo que muitos escolhem ignorar, mas se continuarmos a ignorar o lixo vai subir cada vez mais e cada vez o planeta vai-nos mostrar mais as consequências da nossa irresponsabilidade.
Trabalho "Consequências para a natureza" - Leonor Rodrigues
Para a realização deste trabalho utilizei vários materiais, como por exemplo revistas, folhas de árvores, pauzinhos que encontrei no chão, papel químico, embalagens entre outras coisas.
Este trabalho está dividido em duas partes, uma parte têm a ver com a poluição que existe no mundo devido ás fábricas, a poluição dos carros e todo o lixo que existe no chão e com isso trás várias consequências para a natureza, tal como o projeto demostra a árvore do lado da indústria está a morrer e a outra parte têm a ver com o planeta saudável, demonstrando a natureza, o arco-íris.
Eu gostei muito de realizar este trabalho, pois é um tema importante para o nosso planeta.
Leonor Rodrigues nº13, 1ªASC