Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Básica Fialho de Almeida (Cuba)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Este trabalho envolveu alunos de 8º e 9º anos e com o mesmo pretendemos dar a conhecer os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Começámos por estudar e pesquisar sobre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável: o que eram; quais os ODS; quais os seus objetivos.
Cada grupo escolheu um dos ODS e focou a sua pesquisa nesse Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa realizada foi apresentada ao restante grupo turma e foi escolhido, por votação qual o ODS que iriamos representar.
Desta forma foi escolhido o ODS 15- Proteger a Vida Terrestre.
Passámos a estudar quais os principais objetivos de proteção da vida terrestre: como assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres; como promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, travar a deflorestação, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente os esforços de florestação e reflorestação, a nível global; como combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradados, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo; como assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.
Após debate sobre estes temas e sugestões apresentadas passámos à representação em collage, do pictograma representativo do ODS escolhido, no qual representámos a nossa floresta autóctone (Montado) através do Sobreiro para o qual utilizámos cartão e rolhas de cortiça. Na restante representação usámos materiais da natureza, nomeadamente conchas de caracóis (já vazias) e folhas de plantas caídas com as quais decorámos o trabalho.