Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Memória descritiva - Projeto ODS
No âmbito do Eco-Escolas, foi realizado o projeto Collage ODS promovido pela UHU.
Em primeiro lugar, escolhemos de entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, o objetivo 12 “Consumo e produção responsáveis”. Para responder à primeira parte do projeto, cujo objetivo é fazer uma representação em collage do pictograma representativo do ODS escolhido. Além de representarmos o logótipo acrescentamos símbolos referentes à economia circular, uma vez que este conceito está relacionado com um melhor aproveitamento de todos os recursos e, portanto, um consumo e produção responsáveis (Menos resíduos, mais recursos). Na elaboração desta colagem utilizámos materiais como: cartão, revistas e cartolina e cumprimos com as dimensões 30 cm x 30 cm.
Como segunda etapa, a interpretação do objetivo 12 “Consumo e produção responsáveis” em que construímos um ciclo representativo das fases de produção-consumo-resíduo pelas quais um qualquer alimento passa, desde a horta à sua adequada separação e tratamento enquanto resíduo orgânico. O ciclo é composto pelas seguintes fases:
1. Horta, com alguns legumes que vão integrar a refeição que vai ser consumida;
2. Prato com comida, este em tupperware, como contraste face à utilização do plástico em diversas ocasiões como piqueniques;
3. Prato com restos de alimentos e talheres de bambu, como início de um potencial desperdício alimentar;
4. COR VERDE - Resto colocados num compostor ou COR VERMELHA - Colocados num caixote do lixo indiferenciado e posteriormente são levados para um aterro com a representação da poluição ambiental através da emissão de gases poluentes;
5. Composto originado do compostor;
6. Retorno à horta com a aplicação do composto como fertilizante natural.
Através da ilustração do ciclo descrito, podemos tirar algumas ideias chave. Estas são: a “economia circular” pois o que podia então ser visto com resíduo (restos de alimentos) é aproveitado como recurso para a compostagem e posterior composto que pode ser usado com fertilizante natural numa horta. Ainda, podemos igualmente associar ao conceito 3 R’s (Reduzir, reutilizar e reciclar) uma vez que vamos estar a reduzir a geração de resíduos e estes vão ser reusados para produção de um produto final, o composto, e esta é uma forma de reutilização e reciclagem.
Assim, ambos os trabalhos realizados relacionam-se com o ODS 12 evocando a necessidade de garantia de uma produção e consumo responsáveis.