Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Básica e Secundária de Ínfias - Vizela (Vizela)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
ODS 14: PROTEGER A VIDA MARINHA
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 é sobre "Vida abaixo de água". Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, a redação oficial é: “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”
• Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marítima
• Até 2020, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros
• Até 2020, regular, efetivamente, a extração de recursos, acabar com a sobrepesca e a pesca ilegal
• Até 2020, conservar pelo menos 10% das zonas costeiras e marinhas, de acordo com a legislação nacional e internacional, e com base na melhor informação científica disponível
• Até 2020, proibir certas formas de subsídios à pesca.
• Até 2030, aumentar os benefícios económicos para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos.
Eu escolhi como objetivo para o desenvolvimento sustentável o número 14 que se refere proteção da vida marinha porque é urgente aumentar o conhecimento científico, desenvolver capacidades de investigação e transferir tecnologia marinha porque todos devemos contribuir para, melhorar a saúde dos oceanos e aumentar a contribuição da biodiversidade marinha.
O meu trabalho pretende ser uma pequena homenagem.Quando decidi utlizar esta tcnica de colagem de pedaços de papel foi com o intuito de colar pedaço por pedaço das pequenas e grandes ações que temos de tomar até 2030.
Iniciei o pocesso de criação com uma imagem de azulejos portugeses o que me remeteu a históra do azulejo em portugal.
Os materiais riscadores utilizados foram, grafites de várias expessuras e caneta de ponta fina preta, borracha.Como suportes utilizei recortes de revistas, cartolinas, borracha, cola universal UHU. Como suporte final temos papel de aguarela da Canson com as dimensões 30x30 cm.
Agrupamento de Escolas de Infias –Vizela
Trabalho realizado pelo aluno do 11°ano
Fábio Salgado do Curso de Artes Visuais