Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola EB 2,3 de Marinhais (Salvaterra de Magos)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
“DESAFIO UHU COLLAGE DE UM ODS”
No presente ano letivo, um grupo de 4 alunos do 9º B da EB2,3 de Marinhais, sob coordenação da professora Helena Gomes, aceitaram abraçar o desafio UHU Collage de um ODS. O ODS por nós escolhido foi o 13 – Combate às Alterações Climáticas, que tem como meta, adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactes. Surge assim, como uma forma de dar continuidade ao projeto ”Vamos cuidar do Planeta” que iniciamos no 7º ano.
Com este pictograma representativo do ODS escolhido e a ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS pretende-se chegar à população escolar com uma perceção visual, um “input visual” das alterações climáticas, as causas responsáveis e as medidas a adotar.
Os materiais que recorremos para fazer a Collage foram o reaproveitamento/reutilização de tecidos.
Ilustramos o cartaz com imagens alusivas aos fatores que destroem o ambiente: A poluição automóvel, não é sentida apenas quando se conduz, pelas emissões de CO2 e poluição sonora, mas também pelo impacte ambiental provocado por todo o material utilizado até chegar ao proprietário; (metal, plásticos, tintas, borrachas, vidros, produtos químicos).
Nós conseguimos mudar, com o recurso a maior utilização de bicicletas, opomo-nos ao fato de cada pessoa possuir um automóvel e apoiamos o recurso ao transporte público.
Os incêndios, a destruição florestal, os produtos químicos e o fumo das fábricas, criam um impacte ambiental brutal, levando á destruição da camada de ozono, o aumento do efeito de estufa e por consequência ao aquecimento global, levando as pessoas a recorrerem a lagos, fontanários e outros meios para procurarem conforto nos dias com temperaturas exageradamente elevadas.
Se não existir uma utilização sustentável da água, ela escasseia de dia para dia e fragiliza a vida de cada um, da população e do mundo. A seca extrema é um flagelo presente entre nós.
Reaproveitar a energia solar, que é um bem tão precioso, está nas nossas mãos, poder utilizar painéis solares para captar este bem tão precioso e inesgotável e é uma mais-valia.
O degelo, causado pelo aquecimento global é uma ameaça para as espécies marinhas e aumenta o nível das águas dos mares, destruindo também o habitat das pessoas que vivem junto das zonas costeiras. Se não agirmos, as alterações climáticas destroem o mundo através das catástrofes naturais: terramotos, sismos, tsunamis, furacões, tempestades e dilúvios.
O nosso foco está direcionado para a consciencialização do uso e compra sustentável de roupa, visando promover a sua reutilização, reciclagem e reaproveitamento e utilização de matérias-primas naturais em detrimento dos derivados do petróleo.
Aquilo que não vem na etiqueta da roupa que compramos:
Existem marcas que despejam cerca de 80 biliões de peças de vestuário por ano;
Existe uma preparação e extração de matéria - prima (abate de animais e destruição de habitats);
Processo de produção da roupa (aumento dos recursos hídricos e energéticos);
Transporte (poluição do ar);
Comercialização (muitas peças são desperdiçadas);
Uso e pós compra (micro plásticos, lavagem de roupas sintéticas);
Despejo (175 000 toneladas/ ano, apenas 36 000 são reaproveitadas).
Se pensares, consegues agir, está nas tuas mãos! Queremos que o futuro das gerações possa ser 5 estrelas!
Com esta mensagem, demos continuidade ao nosso projeto, fazendo uma recolha de roupa usada, em caixa própria na escola, cujo slogan é “Doar é ganhar! Dá uma nova vida á tua roupa usada”, tem como propósito recolher roupa em bom estado, que já não se utilize, para poder entregar a instituições de solidariedade do concelho, a associação beneficiada foi a Conferência Vicentina de Nossa Senhora do Glória.
Pretendemos passar a mensagem a todas as escolas do agrupamento por meio de panfletos.
Alunos participantes:
Ana Catarina Feijão
Ana Catarina Neves
Daniel Pinheiro Vale
Leonor Pirralha
Professora Responsável:
Maria Helena Gomes