Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
COLLAGE DO ODS 9 - INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURAS
1. IDENTIFICAÇÃO DA ALUNA: Margarida Dias Oliveira
2. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: 10º ano, Turma F, do Curso Cientifico - Humanístico de Artes Visuais
3. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Agrupamento de Escolas n.º1 de Marco de Canaveses - Escola Secundária
4. METODOLOGIA DE TRABALHO
Na aula de Desenho A a professora explicou o desafio e subdividiu o trabalho em várias etapas, desde a pesquisa sobre o assunto a tratar até à elaboração das colagens propriamente ditas.
Começámos por analisar os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e visualizámos um vídeo sobre este assunto. Após esta pesquisa cada aluno da turma selecionou um objetivo e começou a trabalhar o pictograma representativo desse objetivo.
Escolhi o Objetivo nº 9, Indústria, Inovação e Infraestruturas porque considero que, no contexto em que vivemos, o investimento em infraestruturas de qualidade, na industrialização inclusiva, nas tecnologias da informação, a par do financiamento das empresas, é fundamental para revitalizar a economia, aumentar o emprego, melhorar o bem-estar e nível de vida das pessoas.
Quanto ao trabalho prático, o processo criativo começou com a elaboração de vários esboços e, simultaneamente, a recolha de materiais disponíveis em casa e cujo destino era a reciclagem.
Na concretização do trabalho final usei uma folha de desenho com a dimensão de 30cmx30cm, jornais e revistas, instrumentos de corte, como tesoura e faca de corte, e cola da UHU. Também utilizei meios riscadores e aguareláveis embora de maneira secundária.
Após terminar a representação em collage do pictograma, a professora propôs que nos debruçássemos na ilustração, também em collage, do ODS escolhido.
Mais uma vez, utilizei uma folha de desenho com o formato de 30cmx30cm e os materiais utilizados anteriormente.
Para concretizar a proposta pedida no desafio, refleti sobre o meu ODS e fiz esboços variados até chegar a uma composição que traduzisse a minha interpretação do objetivo. No meu trabalho uma mão rasga a realidade existente e mostra-nos a nova, mais justa e feliz realidade que o Objetivo 9 almeja para a humanidade.