Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
ODS 8 – Trabalho Digno e crescimento económico
Maria Santos
A EPATV desenvolve um projeto educativo que pressupõe incutir nos jovens preocupações ambientais, económicas e sociais. Neste sentido são desenvolvidas várias temáticas nas diferentes disciplinas que promovem debates e projetos articulados com a cidadania e desenvolvimento e que têm como finalidade principal formar jovens, futuros cidadãos, responsáveis, ativos e conscientes da sua participação para a melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes do planeta Terra.
Assim, nas disciplinas de área de integração, inglês e componente de cidadania e desenvolvimento, foram apresentados os 17 ODS, através da exploração de três vídeos: A maior lição do mundo – Unicef, parte I; A maior lição do mundo – o desenvolvimento sustentável; e os objetivos do desenvolvimento sustentável, que serviram de ponto de partida para o conhecimento dos 17 ODS.
Após um primeiro contacto com os ODS, e uma vez que nos encontrávamos na modalidade de ensino@distancia, foi lançado o desafio a todos os alunos. Assim, cada aluno tinha de pesquisar e explorar informação sobre um ODS, para que pudesse criar o seu trabalho onde o seu ODS estivesse exemplificado, com recurso à reutilização de materiais existentes em casa. Foram vários os alunos que prontamente deram asas à imaginação, exemplificaram e ilustraram os pictogramas dos ODS, tornando muito difícil a escolha de apenas um trabalho.
De todos os trabalhos que nos foram chegando fizemos um mural e uma exposição digital para que todos pudessem ver os trabalhos que realizaram e as diferentes interpretações que os alunos podem fazer de cada um dos objetivos.
O trabalho selecionado, ODS 8 – Trabalho Digno e crescimento económico, vai de encontro às aspirações dos nossos jovens que se encontram no ensino profissional, pois aspiram integrar o mercado de trabalho a curto/ médio prazo, e darem o seu contributo para o crescimento económico do nosso país. De salientar que neste contexto, estão subjacentes um conjunto de competências e aprendizagens, pessoais, sociais e técnicas que foram sendo adquiridas durante o período de formação académica.
Para a elaboração deste ODS, recorreu-se à técnica de colagem, utilizando alguns materiais existentes em casa (pau de espetada; palhinhas; papel e colas) para construir o pictograma do ODS número 8.