Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 
No início do trabalho cada aluno comprometeu-se a responder a cada ODS com iniciativas próprias
Contributos do 9B do ECB(2021) para se atingirem os 17 ODS em 2030
1
Erradicar a Pobreza – Anita  
Garantir as necessidades básicas a cada ser humano  
Ajudar o próximo ( cabazes, roupas ) etc…  
 2
Erradicar a fome – Beatriz  
Criar campanhas de apoio ao mais carenciados 
Fazer com que a humanidade tenha as necessidades alimentares asseguradas  
 3
Saúde de Qualidade e Bem – Estar – Carina  
Eliminar vícios que prejudicam a saúde da sociedade  
Uma alimentação sem carências e sem excessos 
 4
Educação e Qualidade – Daniel; Tiago  
Todos os jovens a nível mundial terem acesso ao ensino primário  
Diminuir o número de analfabetos da humanidade  
Contribuir para boas instalações escolares  
Participar em campanhas para angariação de material escolar  
 5
Igualdade de Género – Dóris 
Acabar com o assédio e a discriminação no mundo  
Instaurar o direito ao voto por parte das mulheres  
 6
 Água Limpa e Saneamento – Eduarda  
Garantir que toda a população tenha acesso a água potável  
Melhorar a qualidade da água, assim diminuindo a sua poluição  
7
Energias Renováveis e Acessíveis – Eduardo 
Utilização de painéis dólares para aumentar as energias renováveis  
Diminuir o consumo de combustíveis fósseis  
 8
Trabalho Digno e Crescimento Económico – Gonçalo 
Erradicar o trabalho forçado e o trabalho infantil  
Proteger os direitos de todos os trabalhadores  
 9
Indústria, Inovação e Infraestruturas – Isabela  
Infraestruturas de qualidade na indústria  
Contribuir para que a indústria continue a empregar a população  
 10
Redução das desigualdades – Ivan 
Aumentar os salários mais baixos  
Contribuição da segurança social para minimizar os problemas sociais  
 11
Cidades e comunidades sustentáveis – Juliana 
Energias limpas  
Maior aproveitamento de resíduos  
 12
Consumo e produção responsáveis – Luís 
Economia circular  
Reduzir o consumo e o desperdício  
 13
 Ação contra a mudança global do clima – Martim   
Existir políticas de prevenção para alteração climática  
Educação para consciencializar a humanidade sobre o clima  
 14
Vida na água – Nicole 
Redução da poluição marinha  
Maior controle no que se despeja  no mar

15
Vida terrestre – Ruslana; Sofia  
Melhorar os ecossistemas florestais  
Proteger todo o nosso meio ambiente  
Criar áreas protegidas para animais  
Limpezas das áreas florestadas  
Proteção da Mata da Escola
 16
Paz, justiça e instituições eficazes – Sabrina  
Eficácia na justiça  
Transparência nas regiões tomadas   
 17
Parceiras e meios de implementação – Sara 
Colaboração entre países e instituições  
Financiar ajudas a países menos organizados  
Este trabalho foi realizado para representar a mata da nossa escola.
Este desenho tem como objetivo:
-Desenvolver as capacidades de representação gráfica, a partir de colagens;
-Desenho à vista de formas naturais, colagem, a partir de materiais recicláveis;
-Perceber a noção de composição em diferentes produções plásticas;
-Experimentar diversos tipos de suportes, materiais, instrumentos e processos;
-Utilizar a imagem como forma de comunicação;
Para além da parte gráfica este trabalho significa muito para a turma pois concretizou de forma artística a Mata da Escola e comunica bem a harmonia que se pretende num espaço natural. O trabalho foi afixado no Dia Mundial do Ambiente Na entrada do Externato Cooperativo da Benedita