Trabalhos 2020-21

Collage dos ODS

Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Escalão:  3º escalão (secundário, profissional e superior)

Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:

Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:

Memória Descritiva:
Alunas do 10º ano de escolaridade do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Bruna Melo nº4 e Diana Prata nº7
Descrição da Imagem:
A imagem pretende sensibilizar a sociedade para a promoção de construção de novos sistemas de energias renováveis tornando assim o mundo melhor e protegendo-o do mesmo modo.
A imagem representa uma central geotérmica no subsolo, composta por torres de vapor, um vulcão e o mar.
Materiais Utilizados:
-Base de cartão 30 cm por 30 cm; -Cartão;
-Algodão; -Fio de lã;
-Papel antiaderente; -Papel de alumínio;
-Cartolina; -Guaches;
-Aguarela; -Massa de cozinha;
-Palhinhas; -Rolos de papel higiénico;
-Garrafa de plástico; -Tubos de cola
Memória Descritiva
Este projeto destinou-se à criação de um collage. O projeto foi desenvolvido nas aulas de Biologia, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento. Após a divulgação dos temas optamos por escolher as Energias Renováveis e acessíveis, mais propriamente a energia Geotérmica
A primeira fase do trabalho foi criar uma base 30 cm por 30 cm e fazer a distribuição dos locais, como por exemplo: vulcão, central geotérmica, torres de vapor e o mar.
De seguida construímos um subsolo para criar uma base geotérmica com a garrafa de plástico com ligação às torres de vapor. Estas foram elaboradas com rolos de papel higiénico finalmente revestidas e colocadas com papel de alumínio para simbolizar o metal e algodão no topo para retratar o vapor de água. À sua volta concebemos um solo verde coberto de fios de lã cortados representando assim um terreno.
Construímos também um vulcão revestido de cartolina preta com algodão no cume, pintando-o posteriormente. Tivemos como ideia colocar o vulcão pois a central geotérmica tem como objetivo transformar o calor em energia, tornando-o assim imprescindível neste trabalho. Para tornar o vulcão realista colámos massas de cozinha para idealizar rochas magmáticas provenientes deste.
Finalmente elaboramos o mar com algodão azul e papel antiaderente, visto que, está perto de centrais geotérmicas, é um local de interesse turístico graças as suas águas quentes.