Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras - sede (Funchal)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
Memória descritiva do “Calendário do Mar”
Participantes: Todas as turmas do 5º e do 7º ano da escola
Idade dos alunos de 5º ano: entre os 10 e os 12 anos
Idade dos Alunos do 7º ano: entre os 12 e os 15 anos
Metodologia:
- Trabalho de Pesquisa
- Trabalho de Projeto
- Interdisciplinaridade
Tendo em vista o enriquecimento da literacia sobre a biodiversidade marinha, foi efetuada uma investigação sobre espécies/ecossistemas, especificamente do Oceano Atlântico. Procurou-se saber os nomes vulgares e científicos das espécies a ilustrar e foram elaboradas frases alusivas ao tema em articulação com a disciplina de Ciências Naturais.
Foi solicitada uma palestra Animais Marinhos da Madeira e as suas Ameaças, dinamizada pela Estação de Biologia Marinha do Funchal, na qual, além da informação ministrada, os alunos tiveram a possibilidade de estar em contato direto com algumas espécies que vieram à escola.
Na disciplina de Ciências Naturais dos 2º e 3º ciclos, os alunos foram sensibilizados para a conservação, preservação e proteção dos ecossistemas e da sua geo e biodiversidade.
Na disciplina de Educação Visual dos 2º e 3º ciclos, foram escolhidas as espécies e realizadas as ilustrações numa folha A3, na posição horizontal com uma margem de 1cm em toda a volta, com a cola UHU renature.
Tanto o fundo como o próprio elemento marinho foram decorados/ preenchidos utilizando a técnica da colagem (Collage), recorrendo a diferentes materiais, nomeadamente: papel de revistas; plásticos, papel crepe, cartolinas; papel de lustre; EVA; lã; palhinhas de plástico; pedaço de vidro; papel de alumínio dourado; papel de seda, e sensibilizando-se essencialmente para a reutilização de materiais e consequente proteção do meio ambiente.
Após a digitalização das imagens, foi realizada a montagem digital da capa com o calendário anual e do calendário mensal com uma ilustração mensal.
EB/PE St.Ant C F