Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
Escola: Escola Básica e Secundária de Rebordosa
Idade dos alunos: 12 anos (7º ano de escolaridade)
O projeto foi desenvolvido nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, servindo de ponto de partida para a abordagem aos temas “Educação ambiental” e “Desenvolvimento sustentável”, definidos para o 7º ano de escolaridade, no Plano Estratégico de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas em que a escola se insere.
Inicialmente, fez-se a apresentação do projeto à turma, a qual se mostrou entusiasmada e interessada em participar. Assim, os alunos procederam a pesquisas e debates sobre a conservação dos recursos marinhos. Foram, então, divididos em grupos, tendo cada grupo ficado responsável por criar, utilizando a técnica de collage, dois desenhos alusivos a dois meses do ano. O mesmo grupo elaborou, para cada mês, uma frase de sensibilização para a conservação dos recursos marinhos.
Os alunos trabalharam, assim, em grupo, desenvolvendo competências de colaboração, cooperação e resolução de problemas. Os alunos esboçaram um projeto dos seus trabalhos, definindo os materiais necessários, dando-se primazia à utilização de material de desperdício, nomeadamente catálogos, revistas e folhetos publicitários. Nos seus projetos, os alunos tentaram que os desenhos projetados se adequassem aos respetivos meses, quer através de apontamentos relativos a paisagens ou datas festivas típicas desses meses, quer pela utilização de determinadas cores, mais associadas a determinadas estações do ano.
Finalizados os desenhos para os doze meses do ano, os alunos da turma reuniram para criarem a capa do calendário, que consideraram que deveria reunir as cores utilizadas nos trabalhos dos diferentes meses.
Finalmente, passou-se à construção do calendário propriamente dito. Os alunos utilizaram um modelo de calendário do Word (Microsoft), escolhendo um formato que seria utilizado por todos os grupos. Os trabalhos realizados foram, então, fotografados e inseridos no modelo de calendário, podendo, cada grupo, personalizar as cores relativas aos seus meses.
Procedendo-se à avaliação do trabalho final, os alunos consideraram que conseguiram atingir os objetivos a que se propuseram, mostrando-se bastante satisfeitos e orgulhosos com o produto final obtido. A professora de Cidadania e Desenvolvimento considerou que, com este projeto, foi possível ir de encontro aos objetivos centrais definidos no Plano Estratégico de Educação para a Cidadania do Agrupamento da escola, nomeadamente potenciando o desenvolvimento de competências sociais, competências atitudinais positivas face ao ambiente e sustentabilidade, e promovendo, ainda, a participação responsável dos alunos em projetos e atividades.