Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha (Câmara de Lobos)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
Os 17 alunos do 4.º ano A, com idades compreendidas entre os nove e onze anos, da EB1/PE da Fonte da Rocha, sob a orientação da professora titular de turma e supervisão da coordenadora Eco escolas (e professora de Expressão Plástica), depois de lerem, analisarem um texto informativo referente à importância do mar, terem dialogado sobre as espécies da fauna e flora marinhas da Madeira, foi-lhes proposto que efetuassem uma pesquisa sobre alguns deles e que preenchessem fichas técnicas, para depois serem partilhadas com o grande grupo.
Posteriormente, elaboraram um esboço contendo alguns dos aspetos característicos dos animais ou plantas marinhas investigadas e preencheram-nos com os mais diversos materiais.
Os materiais utilizados variaram entre colas de batom, líquida e branca da marca UHU, embalagens diversas, caixas de cartão reutilizadas, sacos de compras de plástico e de papelão coloridos, revistas, jornais, papéis de embrulho, fitas, folhas de papel alumínio de embalagens de chocolate, bombons, de cozinha; folhas de papel coloridas (resultantes de experiências em Expressão Plástica com mistura de tintas de cera derretidas e guache), papéis de lustro, tecidos com padrões variados, corretor e canetas pretas.
A execução do calendário do mar de 2020 apresentou 4 fases:
1ª fase – Esboço a lápis de carvão do meio e elemento marinho investigado em folha de papel cavalinho ou papéis com padrão.
2ª fase – Preenchimento dos desenhos com cores através de colagem de pequenos pedaços rasgados e recortados de materiais, presentes em imagens de revistas, papéis de embrulho, tecidos, rasgados e cortados, aproveitando seus padrões e tonalidades para realçar os contornos das figuras.
3ª fase – Elaboração da frase partindo de um esquema de chuva de ideias, no qual cada aluno pôde dar o seu contributo e elaborar uma frase de sensibilização para a temática/problemática, com rima para facilitar a sua memorização e rápida assimilação por parte do público.
4.ª fase – Montagem e distribuição de cada imagem e frase por cada mês do calendário do mar de 2020.