Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Colégio Valsassina (Lisboa)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
O CALENDÁRIO DO MAR foi desenvolvido na disciplina de Expressão Plástica, tendo como base os conteúdos previamente trabalhados no Estudo do Meio. Foram realizados 35 trabalhos/colagens por grupos de 2 ou 3 alunos durante 2 módulo de 90 min em 5 fases sequenciais.
1: Apresentação e discussão do tema e da metodologia de trabalho com os alunos.
2: Elaboração de esboços: cada grupo fez registos espontâneos de elementos da fauna e da flora marinha de escolha livre, com lápis de grafite em papel manteiga de formato A3.
3: Realização das colagens. Cada grupo selecionou os materiais revistas e jornais a utilizar na colagem, rasgou os diferentes papeis à mão em pedaços de pequena dimensão e/ou cortou com tesoura e colocou sobre os registos anteriormente executados.
4: Identificação do mês do calendário a que corresponde a colagem.
5: Construção de frase relativa à conservação da biodiversidade marinha.
Esta atividade ao ser integrada na disciplina de Expressão Plástica permitiu trabalhar as capacidades criativas e imaginativas dos alunos em paralelo com a coordenação e destreza motora, o sentido de observação, a memória visual e a percepção espacial.
Em termos de motricidade fina contribui para que os alunos aprendessem a controlar melhor as suas ações motoras. Neste sentido foram trabalhadas habilidades motoras que possibilitaram rasgar e/ou cortar direito e com limites diferentes tipos de papel com texturas, espessuras e densidades variadas.
A manipulação de materiais impressos (revistas e jornais) e a sua transformação em novos materiais contribuiu para estimular a criatividade e para familiarizar os alunos com letras e números.
Os conteúdos desta atividade ao serem previamente trabalhados na disciplina de Estudo do Meio contribuíram para promover a aquisição de novos conhecimentos sobre a fauna e flora marinhas e chamar a atenção para a importância de proteger os recursos marinhos.