Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
O Desafio UHU foi realizado na Escola Básica Fonte dos Escudeiros, pelas seis turmas da escola, do primeiro ao quarto ano, com idades compreendidas entre os 6 e 9 anos.
Os meses do calendário foram distribuídos pelas várias turmas, ficando cada uma com dois meses.
Nesta atividade foi realizada a metodologia de trabalho de projeto.
Para a sua concretização foram utilizados vários materiais, tais como: papel cavalinho A3, revistas, papel de jornal, papel de lustro, lã, plástico, tampas, rede, caixas de ovos, limos, papel celofane, conchas, diversos tipos de cola, incluindo UHU Stick Renature...
Para motivação foi visionado um filme sobre a quantidade de plástico de existente no mar e posteriormente debatido, identificando as causas e consequências para os animais marinhos.
Foram feitas pesquisas e debatida a problemática que a biodiversidade marinha vive atualmente, bem como necessidade de preservar os oceanos.
Os alunos passaram ao trabalho, através da realização de vários esboços.
Nas turmas do primeiro ano, o trabalho foi realizado na articulação e flexibilidade curricular. Numa turma de segundo ano, o mês de março e maio foi trabalhado em interdisciplinaridade com a disciplina de inglês, por ser uma turma Bilingue. Nas restantes turmas, os meses foram realizados nas disciplinas de Expressão Artística e de Estudo do Meio.
Numa primeira fase foi de rasgar papel, cortar, pintar, para depois colarem sobre os registos executados.
Após os trabalhos estarem prontos, foi realizada uma reunião com alunos membros do concelho Eco Escolas para serem identificados os meses do calendário, a que correspondia a colagem.
As imagens pretendem sensibilizar a comunidade para o perigo dos resíduos que ocupam os ecossistemas aquáticos marinhos.
No final, as coordenadoras do projeto colocaram as tabelas com a identificação dos meses.