Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola EB Pinheiro (Guimarães)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
Frequentemente um projeto tem origem nas experiências de vida das crianças, dentro ou fora do contexto escolar. A motivação ou a intenção de um projeto organiza o seu próprio motor e pode partir de uma criança; de um pequeno grupo; do grupo todo; do educador, de um acontecimento, de uma curiosidade, de uma motivação, de uma ideia, de uma dúvida, etc. A exploração/estudo de um tópico, pode estender-se por dias, semanas ou meses, dependendo da idade das crianças; da manutenção do seu interesse; da natureza do tópico a explorar.
O trabalho de Projeto deste ano letivo tem como título “ Pela Boca Morre o Peixe”.
O projeto teve origem nas experiências de vida das crianças, fora do contexto escolar. A motivação pelo mar e praia foi sentida por todas as crianças e uma trouxe de casa um livro “Férias em Portugal”, que motivou todo o grupo à exploração/estudo deste tópico, que se estendeu por meses, dada a manutenção do interesse e da natureza do tópico a explorar, com incidência na proteção do Oceano.
Aos Pais e Encarregados de Educação, foi solicitada a colaboração para a construção de 12 imagens sobre o Mar, com material reciclado, para o calendário 2020 do Eco Escolas.
Numa primeira fase as crianças pintaram o mar com os dedos numa folha A4 e depois levaram para casa, para colocar elementos do Mar, usando a criatividade, imaginação e sentido estético. Posteriormente, na Escola e com ajuda da Educadora e Assistente, cada criança escolheu e acrescentou outros materiais , que em casa não tinham ao dispôr. E o resultado foi este, que consideramos fantástico.