Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
No âmbito do tema “Conservação da Biodiversidade Marinha – elementos ou ecossistemas”, o programa Eco-escolas, em colaboração com a Empresa UHU, propôs a criação de ilustrações para um calendário, com recurso à técnica de colagem.
A disciplina de EV respondeu a este desafio e durante o segundo período três turmas, do 6º ano de escolaridade, realizaram colagens com papéis de revista e cola UHU.
Aprendizagens Essenciais de Educação Visual
Apropriação e reflexão
- Selecionar com autonomia informação relevante para os trabalhos individuais e de grupo.
Interpretação e comunicação
- Expressar ideias, utilizando diferentes meios e processos (pintura, escultura, desenho, fotografia, multimédia, entre outros);
Experimentação e criação
- Reconhecer o quotidiano como um potencial criativo para a construção de ideias, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão);
- Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos;
-Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções, evidenciando os conhecimentos adquiridos.
Estratégias/tarefas
Etapa 1 (sala de aula) - (1 sessão de 90m)
1. Apresentação do projeto e da atividade aos alunos.
3. Visualização de vídeos alusivos à poluição dos Mares e Oceanos e alterações climáticas.
4. Exploração e análise dos vídeos em grande grupo, levantamento de problemas e soluções, definição de estratégias e seleção do tema geral.
5. Seleção do tema por aluno.
Etapa 2 (Biblioteca Escolar) - (1 sessão de 90m)
1. Pesquisa sobre o tema num recurso impresso e num recurso eletrónico, utilizando a “Ficha de Recolha de Informação”.
2. Registo e síntese da informação recolhida (num documento de word).
3. Realização de frases alusivas ao tema por aluno.
3. Pesquisa de imagens alusivas ao tema por aluno.
Etapa 3 (sala de aula) - (3 sessões de 90m)
1. Visualização e exploração de um PowerPoint alusivo aos elementos básicos do discurso gráfico e da teoria de Gestalt.
2. Tratamento gráfico das imagens escolhidas (silhuetas das imagens);
3. Início das colagens.
Etapa 4 (sala de aula) - (1 sessão de 90m)
4. Exposição dos trabalhos realizados na escola.
O tema Escolhido pelas turmas foi “Animais Marinhos”. Para facilitar a compreensão do produto gráfico, os alunos tiveram de ter em conta um dos elementos básicos do discurso gráfico, o contraste entre figura e fundo, através do uso da cor.
Dos trabalhos realizados entre todas as turmas, foram escolhidos 12 para compor o calendário, segundo os seus atributos técnicos (colagem), relação figura/fundo, diversidade das imagens e textos escritos.