Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
A elaboração deste calendário realizou-se no âmbito do projeto "Ambien`Ar-te aos Oceanos" e contou com a participação de três turmas do 1.ºCiclo e de três grupos do Pré-escolar, nomeadamente:
A Capa- Foi elaborada pela turma do 2.ªA após investigação sobre a biodiversidade marinha e a sua importância para o planeta Terra...
Meses 1, 2, 3 e 10 - A turma do 3.ºA realizou um trabalho de pesquisa, em grupos de três elementos, que culminou com um trabalho de expressão plástica. Cada grupo selecionou um animal, estudou as suas características e criou um bilhete de identidade. Posteriormente procuraram uma imagem do animal, desenharam-no a carvão no seu habitat e utilizaram diversos materiais na técnica da rasgagem e colagem para fazerem a sua representação;
Meses 4 e 5 -Trabalhos elaborados pelas crianças da Sala vermelha do jardim de infância da Carvoeira, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade.Os pinguins surgiram do número oito, mas com este trabalho deu-se continuidade ao projeto que as crianças estão a desenvolver, de forma a conhecerem melhor estes animais marinhos. Para este trabalho as crianças utilizaram várias técnicas como sendo a rasgagem, o recorte, a pintura, o desenho e colagens.
A tartaruga surgiu de uma história que foi trabalhada na sala “O gato gatarrão e tartaruga lentidão”. Para este trabalho foram utilizadas várias técnicas como sendo a rasgagem, pintura, colagens de papel de jornal e de elementos naturais.
Meses 6 e 7 -O grupo da Sala Verde é constituído por 25 crianças com idades dos 3, 4 e 5 anos. Trabalharam as história "O polvo coceguinhas" e "A Baleia" depois investigaram sobre estes animais. Posteriormente fizeram trabalhos individuais com as técnicas da rasgagem e colagem de papéis de seda e jornal, pedras da praia seguida de pintura. Realizaram votações. Os escolhidos tiveram 12 votos, o polvo e 15 a baleia . Foi utilizada a cola UHU.
Meses 8 e 9 - A turma do 1.º/3.ºB participaram em várias atividades sobre a biodiversidade marinha e fizeram visitas de estudo ao Oceanário e ao Jardim zoológico de Lisboa. Seguiu-se trabalho de investigação que culminou na realização de trabalhos coletivos de pequenos grupos, constituídos por quatro elementos. Utilizaram as técnicas da rasgagem e colagem com cola UHU.
Meses 11 e 12 - O grupo de crianças da Sala amarela JI da Carvoeira constituído por crianças dos 3 aos 5 anos. Utilizaram a metodologia de projeto. Após várias pesquisas realizadas ao longo do 1º e 2º período sobre a biodiversidade marinha e da necessidade de preservar os oceanos, “a sua casa”, foi-lhes proposto a participação neste desafio. Numa primeira fase, foram discutidas em grande grupo ideias sobre o que fazer, como e quem. Seguidamente foi realizado em pequeno grupo o esboço e por fim foi-lhes apresentada uma técnica de ilustração utilizada pelo artista plástico Eric Carl. Inspirados nesta técnica, o grupo preparou as folhas de papel e realizou a colagem utilizando a cola UHU stick Renature.
A escolha da estrela-do-mar prendeu-se com o facto de as crianças viveram junto ao mar e, nas suas idas há praia, algumas delas já as viram na maré baixa. Tendo-se conversado que atualmente, é menos frequente, serem observadas, que não devemos retirá-las do seu habitat e que esta espécie está a ser ameaçada pelos efeitos da poluição dos oceanos.