Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola EB1 Oliveira do Castelo (Guimarães)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
Foram distribuídos os meses do ano por doze turmas da escola e duas turmas de primeiro ano elaboraram a capa do calendário.
Cada turma fez pesquisas sobre a enorme diversidade que se pode encontrar no mar e a sua extrema importância para o equilíbrio do planeta. As crianças foram sensibilizadas para o problema atual da poluição do mar que pode colocar em risco toda a vida marinha.
Alunos e professores fizeram composições do mar, pretendendo ilustrar um ambiente marinho livre de poluição ou os perigos de um mar poluído.
Para este trabalho foram utilizados os mais diversificados materiais que as crianças trouxeram de casa e alguns existentes na escola (pacotes de leite, caixas de ovos, massas, aparas de lápis, plásticos, tampas...). Após planificação e elaboração de um esboço, foram criadas estas ilustrações, recorrendo à colagem com a cola UHU Nature.
Foi um trabalho muito interessante, que apelou muito à criatividade dos alunos e estes ficaram bastante alertados para a importância da vida marinha, assim como as atitudes que devemos adotar para termos um Mar sem poluição.