Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
O nosso Calendário do Mar é constituído por 12 páginas em A3 com imagens e frases alusivas ao ecossistema marinho “acompanhadas” dos meses de 2020.
As imagens que apresentamos na fase 2 pretendem representar pormenores da poluição do mar, decorrente da atividade humana, da qual resulta perda de biodiversidade marinha.
A atividade do Projeto “Desafios UHU” - Calendário do Mar foi “agarrado” no âmbito do desenvolvimento de temáticas curriculares lecionadas no 8.º ano na disciplina de Ciências Naturais, concretamente em descritores que se prendem com a reflexão sobre o estatuto de conservação de espécies.
A elaboração deste calendário envolveu os alunos das turmas D e E do 8.º ano (idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos) da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis (Porto), que, numa primeira fase, fizeram uma pesquisa sobre espécies da costa portuguesa considerados, pela União Internacional para a Conservação da Natureza, num dos seguintes estatutos de conservação: criticamente em perigo; em perigo; vulnerável; quase ameaçada; e pouco preocupante.
Foram encontradas 16 espécies, entre as quais, um artrópode, quatro mamíferos, nove peixes e dois répteis. Depois de “partilhadas” todas as espécies encontradas, escolheram-se 12 para compor, cada uma, um mês do ano de 2020. As eleitas resultaram de uma votação entre os alunos participantes, sendo as seguintes: Monachus monachus, Centrophorus squamosus, Isurus oxyrinchus, Balaenoptera physalus, Caretta caretta, Balistes capriscus, Raja undulata, Mola mola, Balaenoptera musculus, Sardina pilchardus, Balaenoptera borealis e Petromyzon marinus.
As frases escolhidas para acompanhar cada imagem resultaram de uma atividade realizada numa aula da disciplina de Português. Depois da procura das letras para construir cada frase, colaram-se nas respetivas páginas do calendário.
Optou-se para imagem de capa, a composição apresentada na fase 1.
Para a realização das composições apresentadas foram usados folhas de papel A3, cola UHU ReNATURE, recortes de revistas e imagens diversas, rede de um saco de batatas e clipes.
A supervisão foi levada a cabo pelas professoras das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, e Português.