Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
CALENDÁRIO DO MAR
Memória descritiva
FASE 2
Escola Básica Luísa Todi (1.º ciclo).
21 alunos do 2.º ano de escolaridade (turma B), com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos.
Para elaborar as folhas do calendário restantes, foram constituídos 11 grupos de trabalho, de 2 alunos cada.
Cada um dos grupos recebeu a tarefa de escolher uma espécie marinha sobre a qual iriam trabalhar. Posteriormente, em casa e com a colaboração das famílias, cada aluno realizou a tarefa pedida e trouxe para a escola as pesquisas resultantes do seu trabalho.
Depois de destinado o mês a que pertenceria a sua espécie, cada par fez um projeto numa folha A4 daquilo que pretendia construir com os materiais reciclados, tendo por base as pesquisas elaboradas.
Ao longo do 2º e 3º períodos, durante vários momentos da aula e no decorrer das atividades, os grupos puseram em prática o projeto primeiramente idealizado apenas com lápis de carvão, com recurso aos mais variados materiais postos à sua disposição.
Quando todos os trabalhos foram concluídos, foi altura de idealizarmos as frases, e fizemo-lo em grande grupo, com as ideias de todos.
Mais uma vez, considero que se tratou de um trabalho bastante enriquecedor, a vários níveis, pois foi possível uma consciencialização da problemática em torno da preservação do Mar e das espécies que nele habitam, para além de ter sido um trabalho onde os alunos deram largas à imaginação e criatividade, recorrendo a diversos materiais.
Gisela Reis Marmelo
Maio de 2019