Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Básica Integrada de Colares (Sintra)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
Escola EBI de Colares- Agrupamento Monte da Lua
Alunos das turmas A, B e C do 5º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos.
O Calendário do Mar foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Oficina de Artes, em parceria com a disciplina de Ciências Naturais.
Foram realizados trabalhos / colagens por grupos constituídos por 2 a 4 alunos.
Metodologia
1.Foi explorado o tema da biodiversidade marinha e os alunos começaram por pesquisar imagens e informações sobre diferentes espécies marinhas e seus habitats. Com base nesta pesquisa escolheram uma espécie para desenvolverem o seu trabalho.
2. Os alunos elaboraram esboços e registos da espécie marinha escolhida, em folha A3, formato horizontal. A partir destes, desenvolveram composições visuais utilizando a técnica da colagem.
3. Foram explorados vários materiais, tais como jornais, revistas, diferentes tipos de papel, acetato, os quais foram usados para a realização das colagens.
4. As composições visuais finais foram realizadas em versão A4, por forma a permitir a elaboração do calendário em formato vertical.
4. Foi identificado o mês do calendário a que corresponde cada colagem.
5. Com base na pesquisa anteriormente realizada sobre a biodiversidade marinha foram elaboradas frases alusivas à conservação dos recursos marinhos, relativas a cada um dos meses do calendário.
6. Foi montado o calendário, em versão A4, formato vertical, contendo a capa e os doze meses do ano, com a respectiva ilustração, os dias do mês e a frase.