Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
O projeto curricular do Colégio o Cantinho dos Amigos para o ano letivo 2018/2019 tem como tema “OCEANOS XXI” e surgiu da necessidade premente de alertar para a conservação marinha e da urgência de alteração de hábitos de consumo, adotando comportamentos mais amigos do ambiente, como os 7 R’s.
Foram feitas várias visitas de estudo (Oceanário de Lisboa, Parque Natural da Arrábida, Museu do Mar, em Cascais) onde os alunos puderam observar e aprender mais sobre os oceanos, a biodiversidade marinha e a sua importância para a vida no planeta Terra. Dinamizámos, ainda, outras atividades que envolveram os nossos alunos como: a visita a uma ETAR, no sentido de perceberem o ciclo dos resíduos; projetos ambientais em família, onde cada família pôde partilhar quais são os seus contributos ecológicos; workshop de reutilização, onde foram feitos alguns dos animais marinhos presentes neste calendário a partir de DVD’s; realização da semana temática com palestras para os alunos e famílias sobre questões ligadas à sustentabilidade e os oceanos.
O presente calendário do mar surgiu após a realização destas atividades todas para que os alunos tivessem já uma maior consciencialização da importância dos oceanos na vida bem como a conservação da biodiversidade marinha.
Cada aluno escolheu um animal marinho e fez pesquisas sobre ele: forma, alimentação, corpo, etc… Depois todos fizeram o seu pré-projeto onde deveriam contemplar não só o animal, mas também o contexto (ecossistema) e uma frase alusiva. De seguida, foi feito uma recolha de materiais diversos (tecidos variados, tampas, restos de papéis, revistas ou jornais) para que se pudesse utilizar a técnica de collage.
Os trabalhos realizados pelos alunos foram realizados nas aulas de Artes Visuais durante 5 semanas, numa hora por semana, uma vez que se revestiram de alguma exigência a nível criativo, mas principalmente de execução com o recorte, colagem e escolha dos materiais.
Contudo, os alunos ficaram muito orgulhosos dos seus trabalhos, tendo sido posteriormente organizado uma exposição com o título “Colagem Marinha”.
A turma que participou neste desafio é a turma A do 3.º ano, que possui 19 alunos, que têm entre os 8 e 9 anos e foi acompanhada pelas professoras Cláudia Cordeiro e Raquel Jorge na realização do trabalho.