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Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
O desafio nacional "Calendário do Mar" promovido pela UHU, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, tem como principal objetivo aumentar o conhecimento e o interesse dos alunos pela biodiversidade nacional. Este desafio pretende igualmente, contribuir para o aumento da literacia para a sustentabilidade, em geral e a literacia para a biodiversidade marinha, em particular. Pretende ainda, educar para a preservação dos ecossistemas marinhos, da sua bio e geodiversidade, desenvolver o pensamento crítico e formar cidadãos proativos, na procura de soluções para os problemas que ameaçam os ecossistemas marinhos e dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas mais especificamente a. família ReNature.
Assim, este desafio foi abraçado por toda a comunidade educativa da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula com o intuito de sensibilizar os alunos, assim como, toda a comunidade escolar, para a importância de conhecermos a nossa biodiversidade marinha para ajudarmos a preservá-la.
Este desafio veio igualmente enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa incutir hábitos de respeito pelo meio ambiente e pela sua biodiversidade marinha e terrestre.
Metodologia utilizada/processo de construção do calendário do mar:
1- Apresentação do desafio às turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico (2 turmas) nas aulas de expressão plástica;
2- Recolha de ideias e sugestões para o calendário;
3- Desenho e recorte de diferentes elementos representativos das várias espécies marinhas existentes no nosso litoral (estrelas do mar, lulas, tartarugas, peixes, caranguejos, algas, cagarra e lobos marinhos…);
4 – Corte de revistas e colagem para criação do meio marinho (mar) e composição dos vários elementos respeitando a sua tonalidade (cor) natural, sempre que possível;
5 – Composição e representação do ecossistema marinho de modo a integrar os doze meses do ano;
6 - Apresentação do Calendário do Mar à comunidade educativa através de uma exposição realizada na cantina da escola.
Intervenientes: Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico 36 alunos e 2 professores;
Responsáveis pelo trabalho final:
Turma do 1º e 2º anos (16 alunos) do 1º Ciclo – representação gráfica dos meses do ano e montagem do calendário, coordenados pela professora de expressão plástica;
Turma do 3º e 4º anos (20 alunos) do 1º Ciclo – elaboração de uma frase alusiva à biodiversidade marinha, coordenados pela professora de Biblioteca.