Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Sec. Anselmo de Andrade (Almada)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia - Capa:

Fotografia - Janeiro:

Fotografia - Fevereiro:

Fotografia - Março:

Fotografia - Abril:

Fotografia - Maio:

Fotografia - Junho:

Fotografia - Julho:

Fotografia - Agosto:

Fotografia - Setembro:

Fotografia - Outubro:

Fotografia - Novembro:

Fotografia - Dezembro:

Memória descritiva:
Após resposta à primeira fase do trabalho, os alunos meteram mãos à obra e decidiram avançar para a segunda.
Deram continuidade à técnica de trabalho aplicada na primeira fase.
Participaram todos os alunos.
A escolha final dos trabalhos e identificação dos meses, foi feita por consenso com outros professores de Artes, apesar dos alunos terem eles próprios escolhido o mês que trabalharam.
Para o desenvolvimento desta fase de trabalho, e no sentido de sensibilizar os alunos para a aumento da literacia, para a sustentabilidade em geral e a biodiversidade marinha, vieram à escola três pescadores do Clube de pesca da Costa da Caparica. A actividade foi muito interessante. Os alunos tiveram oportunidade de colocar questões sobre o mês que estavam a trabalhar, a diferença entre a arte chávega e a de arrastão. Aprenderam que a rede tem buracos de diferentes dimensões e qual a dimensão mínima para impedir a recolha de peixes miúdos. Aprenderam ainda quais os meses da desova para algumas espécies, melhor época para a captura, espécies mais pescadas, etc. Tiveram ainda oportunidade de aprender a fazer e trabalhar uma rede de pesca.
Finalistas:
Quarenta e um alunos com idades entre 10 e 12 anos
Como resultado final, e após a conclusão dos trabalhos, foi-lhes solicitado que escrevessem uma mensagem de sensibilização, no sentido de alertarem as populações para a importância do Mar e da preservação das espécies marinhas. O objectivo era fazer chegar a um maior número de pessoas, aquilo que haviam aprendido com esta actividade. De um modo geral, optaram por associar a mensagem no seu mês de aniversário.
Este foi um trabalho que envolveu activamente os alunos. As bases foram lançadas. Numa das mensagens pude ler : “ A responsabilidade é de todos. Eu tenho apenas 11 anos para fazer tudo…”.
Almada, 11 de Maio de 2019