Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia:

Descrição da imagem:
O desafio UHU é o primeiro trabalho de muitos onde aprendemos, onde nos empenhamos e nos dedicamos, não fosse o Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha uma Eco-Escola há 12 anos e, os nossos meninos eco-alunos experientes.
Para a conceção da capa, os membros do Conselho Eco-Escolas reuniram-se a fim de eleger o tema, tendo sido selecionado, por unanimidade, o seguinte mote: “Se as cores queres conservar, do mar tens de cuidar!”.
Inicialmente em grande grupo (3, 4 e 5 anos) foi explorada a temática do mar e da poluição marítima, pedindo às crianças que escolhessem o animal marítimo a representar na capa do calendário e, entre várias e diversificadas sugestões, foi eleito o peixe.
Depois de termos decidido o que iríamos desenvolver, seguiu-se a transposição das ideias para o papel. Nos vários diálogos mantidos surgiram frases como: “com a poluição o mar fica escuro” e “com o lixo não se vêm as cores do mar e dos peixinhos”, o que nos fez optar por representar essa perda de cor no nosso trabalho.
Nas salas, as crianças dos 3,4 e 5 anos participaram ativamente na elaboração da capa: trouxeram material de desperdício de casa (jornais, revistas, papel de rebuçado, cápsulas de café, tecidos, lãs, restos de cartolinas, entre outros) e recortaram e colaram na imagem do peixe, bem como em seu redor.
A frase foi construída com auxílio de um adulto, recorrendo a letras de revistas desatualizadas.
Esta primeira fase despertou muito interesse e curiosidade das crianças pelo mundo marítimo e a sua preservação, bem como o gosto pela realização de colagens, tendo as crianças dado sugestões para a próxima fase do concurso.