Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

EB1/PE Areeiro e Lombada (Funchal)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Escola: EB1/PE do Areeiro e Lombada
Intervenientes: 11 alunos da turma do 3.º ano C (edifício Lombada), docente titular de turma e professora coordenadora do Eco-Escolas.
Idade dos alunos: 8/9 anos
Número de alunos: 11 alunos
Envolvimento dos alunos: A atividade foi apresentada aos alunos e todos mostraram interesse em participar. Foi-lhes pedido que trouxessem revistas antigas de casa, procuraram na internet quais os animais que residem no nosso mar e a imagem que queriam reproduzir e finalmente realizaram as colagens que deram origem a este trabalho.
Materiais utilizados:(origem e tipo) todos os alunos trouxeram as revistas antigas que tinham em casa. Um aluno trouxe papel … de uma papelaria que sofreu uma inundação na cave, onde estava o seu stock, e já não estava em bom estado para ser vendido e nós aproveitamos o que pudemos para o nosso mar. Para a colagem utilizamos cola UHU ReNATURE líquida. Na parte posterior da colagem usamos cartão dos blocos de desenho e de caixas de cereais para ficar mais forte.
Técnicas utilizadas: As técnicas utilizadas foram a rasgagem e a colagem.
Realização da atividade: Inicialmente os alunos pesquisaram na internet quais os animais marinhos que existem no mar da nossa ilha, desse animais escolheram um – o Peixe Espada preto - e desenharam-no numa folha A3, na horizontal. Na parte posterior do desenho colaram cartões dos blocos de desenho para este ficar mais forte. Escolheram, nas revistas, as cores que necessitavam (preto, cinzento, branco, rosa e azul), rasgaram as revistas e realizaram a colagem dos papéis rasgados no desenho. Colaram primeiro o Peixe Espada e depois preencheram o resto do desenho com o mar. Por cima voltaram a passar cola para ficar brilhante e mais seguro.
Mês: Junho
Frase: O MAR é nossa fonte de alimento, por isso vamos protegê-lo!