Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola Vasco da Gama de Sines (Sines)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia:

Descrição da imagem:
A Escola Básica nº 3 de Sines é uma instituição de ensino público, com valência de educação pré-escolar e 1º ciclo e pertence ao Agrupamento de Escolas de Sines. Situa-se no concelho de Sines, distrito de Setúbal, definindo-se como uma instituição aberta a toda a comunidade.
A Escola Básica nº 3 de Sines fica na zona Nordeste da cidade, contiguo à Escola Secundária com 3º Ciclo Poeta Al Berto de Sines. Sem qualquer bairro circundante, insere-se numa zona já periférica da cidade. A população é diversificada, apresentando alguns contrastes sociais.
No presente ano letivo a Escola Básica nº 3 de Sines tem 226 alunos, dos quais 40 são do pré-escolar e 186 do 1º ciclo. A Escola tem duas salas do pré-escolar com turmas heterogéneas. No 1º ciclo existem nove turmas, sendo duas do 1º ano, duas turmas do 2º ano, duas turmas do 3º ano e três turmas do 4º ano de escolaridade. As idades dos alunos estão compreendidas entre os 3 e os 10 anos.
A construção do calendário do Mar tem como inspiração o Mar, sendo Sines uma terra à beira-mar plantada!
O nosso calendário do Mar 2020, desafio da UHU, será composto por 12 folhas de tamanho A3, na vertical, uma para cada mês do ano, uma capa e contracapa, de acordo com o tema proposto. A elaboração da ilustração e composição de cada mês ficará à responsabilidade de cada turma da Escola (PE8, PE9, 1ºF, 1ºG, 2ºF, 2ºG, 3ºF, 3ºG, 4ºE, 4ºF, 4ºG), sob a orientação das educadoras e das professoras titulares de cada turma, sendo a turma do 3º F a que iniciou o projeto e do qual enviamos fotos em anexo.
No âmbito das áreas de Estudo do Meio, Educação Ambiental, Expressão Plástica os alunos estão a ser sensibilizados para a conservação da biodiversidade marinha, elementos e ecossistemas. Os trabalhos criados pelos alunos terão a aplicação de várias técnicas e será utilizada a cola UHU renature de preferência.