Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
O trabalho foi realizado por alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, com adaptações curriculares significativas (segundo o Decreto-Lei 54/2018), na disciplina de Artes e Tecnologias do Ensino Secundário da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, orientados pela professora da disciplina, Ana Valente, em articulação com o Projeto Eco-Escolas e a sua coordenadora, Ana Isidoro.
Primeiramente os alunos fizeram pesquisa sobre espécies marinhas, em particular sobre aquelas que são mais frequentes no Atlântico Norte. Depois dessa pesquisa decidiram representar o Atum (Thunnus), uma espécie muito comum nas águas nacionais em particular na Zona Económica Exclusiva da Região Autónoma dos Açores e também de grande importância económica para o país. Posteriormente fizeram esboços/desenhos da espécie a representar. Para realização do trabalho, utilizaram jornais e revistas que cortaram em pequenas tiras e usaram a cola UHU universale e a renature para as colagens.
No estudo efetuado os alunos ficaram a saber que a pesca desta espécie ocorre preferencialmente entre março e setembro, período em que ao efetuarem as suas rotas migratórias no oceano, são avistados grandes cardumes junto aos Açores. Assim podendo ser representativos de todos esses meses, os alunos associaram a imagem ao mês de maio. Para acompanhar a imagem escolheram o slogan “ Não deites para o mar o que ele não consegue reciclar, para a biodiversidade preservar.”
As Professoras responsáveis: Ana Valente (disciplina de Artes e Tecnologias) Ana Isidoro (coordenadora Eco-Escolas)