Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola EB 2,3 de Gualtar (ex. Escola Básica de Gualtar) (Braga)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Memória descritiva
“Calendário do Mar”
Agrupamento de Escolas Carlos Amarante- Escola Básica de Gualtar
Idade dos alunos: 10, 11 anos ( 5º e 6º ano de escolaridade)
Começamos o trabalho recorrendo à professora de ciências naturais.
Começamos por fazer uma pesquisa sobre os mares e oceanos, assim como do seu ecossistema.
Pensamos em recriar um ambiente Sub- aquático.
Recorremos a livros, de onde retiramos imagens sobre peixes, algas conchas, crustáceos, em suma, um conjunto elementos relacionados com a fauna e flora marítima.
Na aula de Educação visual e de educação tecnológica, começamos por desenhar numa folhaA3 um conjunto de peixes, conchas, crustáceos, algas. Seguidamente colorimos com lápis de aguarela. Aguarelamos. Recortamos as formas. Em suportes/ papeis diferentes, desenhamos mais formas e recortamos. Dos elementos construídos pelos alunos foi selecionado 1 por aluno.
Numa folha de papel cavalinho A3, pegamos num tubo de cola UHU, e desenhamos um conjunto de linhas onduladas na horizontal. Deixamos secar. Com tinta de guache muito liquida manchamos a folha com tonalidades de azul esverdeado. Tingimos em tons de azul e verde uma folha de papel cebola. Recortamos a folha de forma ondulada.
Na folha A3, começamos por caraterizar o fundo do mar, colamos conchas algas e crustáceos, depois colamos os peixes utilizando em algumas situações noção de movimento sobreposição de imagens. Recorremos ás tiras onduladas para caraterizar o movimento do mar.
Por fim pensamos numa mensagem que funcionasse como slogan. Selecionamos duas, “Em Terra Reciclar para o Peixe Preservar”; “Mar Poluído Peixe Desaparecido”.
Recorremos à técnica mista: Desenho, pintura e colagem
Material: 2 folhas de papel cavalinho A3, lápis de grafite, papel cebola, papeis variados, lápis de aguarela, guache, pincel, tesoura, cola UHU.
O meses por nós escolhidos são: Julho, Agosto.