Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola Secundária Quinta do Marquês (OEIRAS)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Alunos da turma do 11º A (área científica), juntamente com colegas da turma do 10º G (área de artes) resolveram unir conhecimentos.
Os alunos de ciências estudaram (Biologia e Geologia), numa saída de campo à Praia da Parede, as espécies existentes nas poças de marés. E descobriram imensos ouriços-do-mar e fizeram uma observação mais aprofundada da espécie.
Acresce ainda que nos conteúdos programáticos é importante o estudo de ciclos de vida, como é natural os alunos estudaram detalhadamente o ciclo de vida do ouriço-do-mar e verificou que o tipo de reprodução sexuada é externa e dependente da água o que os fez pensar na turbidez da água e na tonalidade de espuma amarela que saia de canais à superfície dos machos.
O desafio foi reproduzir em papel o momento fotográfico visualizado pelos alunos.
Com auxílio dos alunos de artes e recuperando folhas de revistas coloridas optaram em reproduzir dois ouriços. Os espinhos foram efetuadas enrolando pedaços de jornal e coladas com UHU ReNature. O corpo do ouriço foi efetuado com uma bola de papel. Para representar as rochas das poças de maré foram utilizados pedaços de papel kraft e cartolina (todo o material recuperado de trabalhos antigos) e alguma areia fina para colagem no papel. Os ovos de ouriço são efetuados com cola UHU e purpurinas. Os óvulos femininos são feitos de algodão e os espermatozoides são feitos com auxílio luminoso de uma vela.