Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola EB de Abadias (Figueira da Foz)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia:

Descrição da imagem:
A escola encontra-se localizada a cerca de 3 km de praia rochosa, com poças de maré visíveis na maré baixa, frequentada pelas crianças, daí a necessidade de:
Sensibilizar para a importância da Biodiversidade em «Poças de Maré»; Compreender a necessidade de preservar os ecossistemas marinhos; Recriar uma poça de maré.
julho ou agosto
Poças de Maré são para conhecer e proteger.
Os alunos já se encontravam familiarizados com a temática “Poças de Maré”, uma vez que no ano letivo anterior visitaram a exposição Interdital no Núcleo Museológico do Mar e as poças de maré na Praia da Tamargueira em Buarcos, com o apoio das técnicas daquele núcleo museológico.
A representação gráfica de poças de maré enquadrou-se no âmbito do estudo já efetuado. Esta atividade abrangeu as disciplinas de Estudo do Meio, Português e Expressão Plástica.
Esta atividade envolveu de forma motivadora os alunos, que já se encontravam familiarizados com tema (poças de maré). Em maio deste ano, a turma visitou a zona rochosa da praia da Tamargueira na maré baixa. Puderam conhecer a sua biodiversidade e a necessidade de a proteger. Este trabalho permitiu refletir sobre o que já conheciam e aprofundar conhecimentos.
A atividade integrou o Plano de Ação Eco-Escola e o Projeto Escola Azul.