Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Escola Secundária Carolina Michaëlis - Porto
Memória descritiva – fase 1
A imagem que apresentamos na fase 1 pretende representar um pormenor da poluição do mar, resultante da atividade humana, uma das principais causas da perda da biodiversidade marinha.
A atividade do Projeto “Desafios UHU” - Calendário do Mar será concretizada no âmbito do desenvolvimento de temáticas curriculares lecionadas no 8.º ano na disciplina de Ciências Naturais, concretamente em descritores que se prendem com a reflexão sobre o estatuto de conservação de espécies.
A conceção desta imagem envolveu alunos do 8.º ano (idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos), que, numa primeira fase, fizeram uma pesquisa sobre espécies da costa portuguesa considerados num dos seguintes estatutos de conservação: criticamente em perigo; em perigo; vulnerável; quase ameaçada; e pouco preocupante. Depois de “partilhadas” todas as espécies encontradas, escolheu-se, para compor a primeira imagem, a tartaruga-marinha-comum (Caretta caretta) que é considerada uma espécie em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. As restantes farão parte dos meses do calendário futuramente apresentado (fase 2).
Para a realização da composição apresentada foram usados uma folha de papel A3, cola UHU, recortes de revistas e imagens diversas e teve a supervisão das professoras de Ciências Naturais e de Educação Visual.